Menu Fechar
Fechar
image

“O Mineiro e o queijo” será lançado em setembro nos cinemas brasileiros

  • Home
  • Cultura
  • “O Mineiro e o queijo” será lançado em setembro nos cinemas brasileiros

Por Quimera Filmes, do site O Mineiro e o Queijo

TRADIÇÃO E CONTRADIÇÃO

O filme O MINEIRO E O QUEIJO, de Helvécio Ratton, que será lançado em setembro, mostra a tradição de quase 300 anos do verdadeiro queijo minas e a contradição que o ameaça: considerado  patrimônio nacional,  é proibido fora de Minas Gerais.  O que é bom  para os mineiros não é bom para o Brasil ?

O FILME

Documentário político e poético, O MINEIRO E O QUEIJO conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro. Hoje, quase 30 mil famílias vivem da produção do queijo artesanal em todo o estado. O MINEIRO E O QUEIJO foi filmado nas belas paisagens do Serro, da serra da Canastra e do Alto Paranaíba, onde o queijo minas continua sendo produzido como há  séculos atrás. Feito a partir do leite cru, como os melhores queijos da Europa, o queijo minas artesanal é um patrimônio ameaçado por leis anacrônicas e pelo lobby dos grandes laticínios. O MINEIRO E O QUEIJO coloca na tela as opiniões de produtores, pesquisadores e técnicos sobre o impasse em que está hoje o verdadeiro queijo minas.

Duração: 72 min     Formato:  HD     Som:  Dolby Digital     Ano de produção:  2011

DIRETOR

O queijo minas sempre esteve presente em minha mesa e, quando foi considerado patrimônio,  tive a idéia de fazer o filme, que em princípio teria uma abordagem cultural, com foco na história e tradição da arte do queijo em Minas.  Na pré-produção do filme, descobrimos as restrições ao queijo minas pelo fato de ser produzido com leite cru e a proibição de ser comercializado fora de Minas Gerais, o que quase ninguém sabe. Isso acabou dando ao filme um tom político e polêmico, além da abordagem cultural.  Espero que O MINEIRO E O QUEIJO possa informar e estimular o debate na sociedade sobre o que acontece hoje com o queijo minas, nosso patrimônio proibido e ameaçado.

Helvécio Ratton

Helvécio é mineiro e vive em Belo Horizonte. Estreou na direção filmando no hospício de Barbacena o documentário EM NOME DA RAZÃO (1980). Dirigiu A DANÇA DOS BONECOS (1986) e MENINO MALUQUINHO (1995), filmes que marcaram  o cinema brasileiro por tratarem o público infantil com sensibilidade e inteligência. Na comédia de costumes AMOR & CIA (1998), trouxe para o cinema a crítica social e o humor fino do escritor português Eça de Queiroz. Em UMA ONDA NO AR (2002), Helvécio se inspirou na história verdadeira de uma rádio pirata criada por jovens negros em uma favela de Belo Horizonte. BATISMO DE SANGUE (2007), baseado no livro de Frei Betto, trata de acontecimentos  passados durante a ditadura militar no Brasil. PEQUENAS HISTÓRIAS (2008), usa magia e humor para encantar adultos e crianças, e marca o retorno do cineasta ao universo infantil. O documentário  O MINEIRO E O QUEIJO (2011), mostra a tradição do queijo minas e a contradição que o ameaça: tombado como patrimônio nacional, é impedido de circular no Brasil.

PRODUÇÃO

O MINEIRO E O QUEIJO nasce da relação entre a Quimera Filmes e seu território cultural, Minas Gerais.  Somos uma produtora com os pés em Minas e a cabeça no mundo. O MINEIRO E O QUEIJO é uma produção de baixo orçamento e alta qualidade de imagem e som, coordenada por Simone Magalhães Matos que montou uma equipe enxuta com profissionais do primeiro time. As filmagens foram realizadas nas terras do queijo, no Serro,  serra da Canastra e  Alto Paranaíba, regiões que conservam a arte do verdadeiro queijo minas.

FICHA TÉCNICA

EQUIPE

Direção e Roteiro: HELVÉCIO RATTON

Produção: SIMONE MAGALHÃES MATOS

Fotografia: GILBERTO OTERO

Montagem: CHICO DE PAULA

Música: TAVINHO MOURA

Pesquisa e colaboração ao Roteiro: RUSTY MARCELLINI

Narração: ODILON ESTEVES

Som Direto: GUSTAVO CAMPOS

Edição de Som e Pré Mixagem: LEONARDO STOPPA

Mixagem:  ANDRÉ CABELO

Diretor de Produção: CARLOS PAULINO

Marca e Abertura: RONALDO ZENÓBIO

Banda “Cheiro de Queijo”: Tavinho Moura, Beto Lopes, Chico Amaral, Célio Balona, Gabriel Guedes e Juliana Perdigão

Produção : QUIMERA FILMES

Distribuição: ESPAÇO FILMES


Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters