Menu Fechar
Fechar
image

Quem Faz

Diretoria (2021-2025)

Débora Pereira

Débora Pereira - Diretora Geral

Jornalista desde 2001, mestra em Extensão Rural pela UFV (2007), doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Jornalista da revista francesa Profession Fromager desde 2012 e redatora chefe da revista brasileira Profissão Queijeiro desde 2019. Autora do blog Só Queijo no Paladar (Estadão). É embaixadora da Guilde Internationale des Fromagers no Brasil. (2013)

Flávia Rogoski – Diretora Geral

- Queijista na loja Bon Vivant, no Mercado Municipal de Curitiba
- Maître Fromagère da Guilde Internationale des Fromagers

Conselho Fiscal (2021-2025)

Estela Mares Simões de Carvalho

- Aposentada da BR Distribuidora e Produtora de Queijo Minas Artesanal-Queijo Dona Iaiá, região do Serro
- Participou da Missão França em 2017 organizada pela SerTãoBras e FAEMG
- Cursos de maturação de queijos com professores brasileiros e franceses

Holorico Soares Costa – Conselheiro Fiscal

- Sócio-Proprietário na Fazenda Serra MonS, Serra da Canastra
- Conselheiro na Sertaobras
- Conselheiro na Guilde Froumage Brasil

Tales de Carvalho Pereira – Conselheiro Fiscal

Tales de Carvalho Pereira, advogado, Compagnon d'Honneur da Guilde Internationale des Fromagers

Corpo Técnico Científico (2021-2025)

Antonio Fernandes

Queijeiro e professor de queijos da Universidade Federal de Viçosa
Sócio-proprietário do Laticínios Union
Membro da diretoria da Guilde e da SerTãoBras

Leôncio Diamante

Médico Veterinário (UFV)
Especialista em Produção de Ruminantes (UFLA)
Mestre em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (IFMG)
Garde et Jurè (Guilde Internationale Des Fromagers)
Analista em Desenvolvimento Regional da CODEVASF

Gustavo Augusto Lacorte

Professor do IFMG Bambuí. Pesquisador na Área de Microbiologia Ambiental, com ênfase nos ambientes de produção de queijos artesanais.

Administrativo (2021-2025)

Samira Oliveira de Miranda – Executiva de Relacionamento

Graduada em Administração, assumi em fevereiro/23 o escritório da SerTãoBras em Belo Horizonte.

Luiz Tadeu

Estagiário de comunicação, estudante de jornalismo da UFV e natural de Conceição do Mato Dentro-MG

Anderson Thiago

CEO da agência MKT Masters
Gerente de Marketing Digital

Colaboradores

Débora Pereira

Débora Pereira - Diretora Geral

Jornalista desde 2001, mestra em Extensão Rural pela UFV (2007), doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Jornalista da revista francesa Profession Fromager desde 2012 e redatora chefe da revista brasileira Profissão Queijeiro desde 2019. Autora do blog Só Queijo no Paladar (Estadão). É embaixadora da Guilde Internationale des Fromagers no Brasil. (2013)

Arnaud Sperat-Czar

Presidente da Fondation pour la Biodiversité Fromagère (França) desde 2021 e redator chefe da revista Profession Fromager (Profissão Queijeiro) É autor do livro Les fromages au lait cru (Os queijos de leite cru).

Graça Cremon

É cientista social especializada em Propaganda e Marketing. Produtora Cultural e ativista, utiliza-se das artes para dar visibilidade às bandeiras humanitárias. Colaborou com a SerTãoBras de 2011 a 2017.

Fabricio Porcaz

Fabrício Oliveira

Comerciante de queijos em BH desde 1976, quando iniciou as atividades junto de seu pai, que estava estabelecido no comércio desde 1955. Recentemente, iniciou suas atividades na SerTãoBras como “observador do queijo” e acompanha a equipe em viagens especiais, como durante a visita de Will Studd ao Brasil, em maio de 2013

Igor Messias

Engenheiro Ambiental, professor universitário e titular do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais – COPAM (2008 a 2016). Filho do Dinho da Serra da Canastra, onde desde 1972 produz com sua família o queijo típico local na Fazenda Água Limpa, em Piumhi – MG.

Leonardo Vilaça Dupin

Jornalista e mestre em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua como repórter e fotógrafo. Gosta de viajar e escrever histórias. Colaborou com a SerTãoBras de 2010 a 2017.

Li an

Li An

Atua na área social (jornalismo e pesquisa em temas como sertão, China, Peru, motocar). Trabalhou nos governos Sarney (Reforma Agrária) e Lula (Direitos Humanos). Mãe de Petra Costa, cineasta do filme Democracia em Vertigem

Lívia Pinheiro

Lívia Pinheiro

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, ela descobriu e se apaixonou pelos queijos artesanais em um projeto desenvolvido na UFMG em 2014. Participou do movimento Slow Food BH, foi wwoofer em uma fazenda de queijo orgânico na Califórnia e hoje colabora com a SertãoBras no intercambio Brasil e França.

Lou Gold

Fotógrafo, escritor, contador de histórias e ‘voz da floresta’, Lou Gold vive em Rio Branco e é chamado pelos seus amigos do Acre de”Caboclo Americano.” Foi professor de Ciência Política ermitão na montanha e ambientalista famoso. Seu blog: Visionshare. Colaborou com a SerTãoBras de 2016a 2017.

Mabel Monfil e Riba de Castro

Colaboradores da SerTãoBras, radicados em Barcelona. Mabel é técnica em Comércio Exterior. Também se dedica a produção e coordenação de projetos culturais em parceria com Riba, artista multimídia adicto ao jogo da criatividade. Realizador e editor de vídeos, artista gráfico e escritor. Autodidata em tudo, mestre em nada. Colaboraram com a SerTãoBras de 2011 a 2017.

Marcelo Resende

Mineiro de Pirapora e geógrafo, especialista em direitos humanos e cidadania. Foi presidente do Instituto de Terras de Minas Gerais-ITER (1999-2003), presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra (2003) e coordenador geral do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Ministério do Desenvolvimento Social, MDS (2009). Desde 2011 é diretor da Emater. Colaborou com a SerTãoBras de 2007 a 2009.

Rajat Nayyar

Antropólogo visual, trabalha entre Tallinn (Estonia) e Varanasi (India). Sua pesquisa atual é sobre pesoas que vem morrer na cidade santa de Kashi. Rajat dirige um projeto de vanguarda(Espírito Kashi) que trabalha para salvaguardar o patrimônio imaterial da Índia. http://rajatnayyar.tumblr.com Colaborou com a SerTãoBras de 2010 a 2013.

Patronos

Vera e Gabriel Andrade

Vera e Gabriel Andrade

Os patronos da SerTãoBras, ele é criador de gado Gir e ela era criadora de cavalos Manga Larga Marchador. Vera faleceu em 29/9/2011, deixando muitas saudades. A SerTãoBras foi oficialmente criada em 24 de junho de 2008.

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters