Proposta

salve016

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Para nós, o alimento é um bem público. A Sertãobras defende a valorização da cadeia agro-alimentar artesanal enquanto uma cultura que deve ser fortalecida . E como o queijo de leite cru é um dos produtos mais marcantes da cultura brasileira, e porque amamos queijos, desejamos mudar a realidade das normas que restringem legalmente seu consumo.

A força para essa mudança vem da ação coletiva de todos os “queijeiros” da cadeia do queijo artesanal brasileiro – criadores de gado que transformam seu leite em queijo, produtores de queijo que compram leite para transformar, curadores e comerciantes – aliada principalmente à vontade do consumidor. Acreditamos que a mudança de consciência dos consumidores – cada vez mais forte hoje em dia em relação à alimentação em geral – é que vai criar a demanda no mercado por queijos de leite cru de qualidade.

À medida que esse mercado de nicho mais consciente vai se formando, é importante acompanhar os atores da cadeia do queijo brasileiro fornecendo conhecimentos científicos e técnicos. Nossa proposta é contribuir para aumentar a expressão do trabalho familiar que depende do queijo no conjunto da economia e sociedade brasileiras.

A SerTãoBras divulga informações para o grande público ao mesmo tempo que investe na formação técnica do profissional queijeiro, acreditando que o aumento da consciência social sobre os problemas do queijo de leite cru é um importante fator para alcançar uma mudança no cenário desfavorável ao pequeno produtor.

Histórico de atividades desde 2007.

  1. A legislação para a produção de queijo a base de leite cru é muito adequada e sábia. Esta lei exige que a propriedade seja livre de Brucelose e Tuberculose para ser liberada para produzir queijo de leite cru, além das Boas Práticas de Produção e Bem Estar Animal. Essas doenças que também são transmitidas às pessoas, têm uma alta prevalência no Estado de São Paulo, em Minas Gerais e Estados do Nordeste. Os produtores de queijos artesanais devem estar atentos a questão de saúde do próprio rebanho, para o bem estar animal que reflete no resultado financeiro e aos riscos à saúde do consumidor. Essa Lei existe para preservar a saúde humana e a do rebanho e não para restringir o comércio do queijo. Decreto 9918/2019, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.

  2. Me interesso em representá-los em Santa Catarina, já trabalho com Requeijao na grande Florianopolis

  3. Gostaria de saber se posso trabalhar com divulgação e venda do queijo canastra na região oeste de São Paulo, tenho interesse em trabalhar com o queijo canastra.

  4. boa tarde , preciso de um fornecedor de queijo de pote em conserva para vendas em bares ,na regiao de araraquara sp , queijo palito , nozinho, etc , meu cel 16-99625-5043 manda um zap q retorno , preciso saber de lista de preços e produtos , queijo etc , salsisha em conserva td de pote .
    grato!!!

  5. Gostaria que se possível me mandasse os preços de queijos no atacado. obrigada!

  6. Gostaria de saber como obter seus produtos , para que eu possa revender. obrigada

  7. Boa tarde, como posso compra queijos dos senhores , eu sou um distribuidor de queijo, obrigado . Reynaldo

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicáveis.