Queijo Araxá

Queijo araxá passa pelo processo de maturação em sobre um banca de madeira.

Produzido tradicionalmente no Triângulo Mineiro, o queijo da microregião de Araxá foi trazido pelos portugueses na época da colonização e se perpetuou com o passar dos anos em Minas Gerais.

Atualmente, em 2017, esse queijo avança no processo de reconhecimento da sua Indicação Geográfica. A Associação Queijo Araxá e a Ampla -Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) estão organizando os próximos passos, como audiências públicas com produtores, para reconhecer esse patrimônio cultural e sua origem.

A Ampla tem nove municípios associados: Araxá, Pratinha, Ibiá, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira, Campos Altos, Medeiros e Tapiraí. A microrregião prevê ainda os municípios de Uberaba, Sacramento, Santa Juliana e Conquista.

Esse queijo é de leite cru de vaca e usa o “Pingo“, fermento feito à partir do soro do dia anterior.

“A quantidade de pingo utilizado varia de acordo com fatores climáticos: se está mais frio, usa-se mais pingo; se faz mais calor, diminui-se. No geral, um litro de pingo vale para 100 litros de leite. O leite vira coalhada, que é cortada. Com uma mexedura, separa-se o soro. Depois, de 45 minutos a 1 hora, a massa é colocada em formas cilíndricas e prensada manualmente, para dessorar. Quando o queijo adquire densidade, é feita a salga seca, com sal grosso em sua parte de cima. Após 8 a 12 horas, ele é virado, e salga-se a outra face. Aí vem o acabamento, ou grosa, como costumam chamar. Grosar é fazer a toalete do queijo: lixar para que, externamente, ele fique com uma textura lisa, uniforme.” citação do livro “O Pingo da Alma”.(pdf)

A região tem potencialmente cerca de mil produtores de queijos da agricultura familiar, mas somente 19 produtores cadastrados ao IMA.

Como tradição os queijos artesanais costumam ser servidos juntamente doce de Leite, goiabada rapadura e doce de figo etc.

Ler também:

LIVRO DO QUEIJO ARAXÁ: O PINGO DA ALMA
PESQUISA DA UFMG GARANTE: 14 DIAS DE CURA É SUFICIENTE PARA OS QUEIJOS EM ARAXÁ

« Back to Glossary Index
  1. eu trabalho com os queijos mineiro em geral,gostaria de trabalhar com o araxa.para isso preciso dos preço forma de pgto.quantidade minima,,sou de joanopolis ,sp.muito obrigada e uma boa noite;

  2. Sou de LONDRINA PARANÁ , quero saber o preço do queijo meia cura para pão de queijo, o valor por kilo, quantidade mínima se o frente é grátis ou como FUNCIONA o envio.

  3. Bom dia, sou de Araraquara sp gostaria de poder vender seu queijos aqui na minha Cidade vocês tem entregas aqui.

  4. Bom dia, sou de Araraquara sp gostaria de poder vender seu queijos aqui na minha Cidade vocês tem entregas aqui.

  5. Boa tarde,
    Sou de BH e estou montando uma loja especializada em queijos.

    Como faco para comprar de vocês.

    Sidnei martins
    319-8880-7179

  6. Bom dia,
    Sou mineiro de Governador Valadares/MG e atualmente estou morando em Itupeva/SP, à 70 km da capital.
    Gostaria de saber o que preciso para me tornar um vendedor de seus produtos (queijo meia-cura) em minha cidade.
    Grato,

    Lucas R. Martins
    (11) 9 8365-0105

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Henry Koster