Queijaria Alto da Aparecida

Sabor intenso e complexo

Para reviver a tradição dos antigos queijeiros da Serra da Aparecida, em Carvalhos (MG), os proprietários da queijaria Alto da Aparecida estão seguindo a receita tradicional desses produtores que sempre viveram afastados dos centros urbanos nos redutos ermos da Mantiqueira. Assim, estão chegando em um parmesão de muito sabor. Para ele contribui as purezas das águas e nascentes, as pastagens naturais, o ar puro das altas altitudes e do ambiente intocável.

Fotos: Arquivo Pessoal

Este queijo é produzido em uma propriedade rural que se preocupa em respeitar a cultura local do homem simples da Serra e, ao mesmo tempo, trazer a tecnologia e novos olhares para superar os desafios.

Todo o leite utilizado é produzido na própria propriedade, proveniente de vacas mestiças de sangue holandês, Jersey e Gir. A produção está crescendo paulatinamente, hoje passando os 200 litros sob um regime de alimentação rotacionada, basicamente verde, de mombaça, zuri, coast-cross e aveia.

O queijo Aparecido é um queijo de leite cru, massa semi-cozida à lenha, maturado em até 24 meses, tendo o seu auge aos 12 meses. Sua casca adquire uma tonalidade avermelhada que demostra o cuidado com o queijo, possui intenso e complexo sabor, levemente picante e amanteigado, com cristais.

Lá também é produzido um frescal de muita qualidade ainda não comercializado e um segundo queijo maturado de leite cru deverá ser lançado em breve.

CONTATOS

WhatsApp: (11) 91453-7458

Instagram: @altodaaparecida

Email: fazsjadm@uol.com.br

Endereço: Bairro dos Franceses – Serra da Aparecida – Carvalhos/MG