Diretoria e colaboradores

Diretoria

Débora de Carvalho Pereira Sperat Czar – Diretora geral

Élvio Rocha – Vice Diretor Geral

Flávia Rogoski – Diretora Tributária

Leôncio Diamante – Secretário

Diretoria funcional

Ana Flávia Rodrigues – Estagiária

Carolina Vilhena – Diretora de cursos em São Paulo

Eliane Freitas – Diretora do Núcleo SerTãoBras Canastra MG

Estela Mares Simões de Carvalho – Diretora da região do Serro

Fernando Carvalho – Diretor de Análise Sensorial

Francisco Severino – Diretor do Núcleo de Comerciantes de Queijo

Marina Cavechia  – Diretora do Festival Fermentar

Marly Leite – Diretora de Formações em  Sacramento MG e diretora do Núcleo Mulheres do Queijo.

Tales de Carvalho – Responsável Setor Jurídico

Diretoria do Núcleo das Mulheres

Diretoria do Núcleo da Canastra

Conheça todos os nossos colaboradores

Arnaud Sperat-Czar

Arnaud Sperat-Czar Jornalista, dirige a revista Profession Fromager (Profissão Queijeiro) na França. É autor do livro Les fromages au lait cru (Os queijos de leite cru).

Débora Pereira

Débora Pereira é Jornalista desde 2001, mestra em Extensão Rural pela UFV (2007), doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Jornalista da revista francesa Profession Fromager, e brasileira Profissão Queijeiro. É embaixadora da Guilde Internationale des Fromagers no Brasil.

Fabrício Oliveira

Fabrício Oliveira Comerciante de queijos em BH desde 1976, quando iniciou as atividades junto de seu pai, que estava estabelecido no comércio desde 1955. Recentemente, iniciou suas atividades na SerTãoBras como “observador do queijo” e acompanha a equipe em viagens especiais, como durante a visita de Will Studd ao Brasil, em maio de 2013

Graça Cremon É cientista social especializada em Propaganda e Marketing. Produtora Cultural e ativista, utiliza-se das artes para dar visibilidade às bandeiras humanitárias.

Igor Messias

Igor Messias Engenheiro Ambiental, professor universitário e titular do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais – COPAM (2008 a 2016). Filho do Dinho da Serra da Canastra, onde desde 1972 produz com sua família o queijo típico local na Fazenda Água Limpa, em Piumhi – MG.

joao

João Batista Villas Boas Simoncini Doutor em Geografia e pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários e Culturais ­ ARCA, sediado na Universidade Federal do Rio Grande ­ FURG/RS, João é chef de gastronomia e professor do Curso de Tecnologia em Gastronomia em Juiz de Fora ­ (CES/JF). Idealizou os projetos Feira Gastronômica do Queijo Canastra de Medeiros  e Feira Gastronômica de Visconde do Rio Branco ­(Minas Gerais), com outros chefs de cozinha.

Leonardo Vilaça Dupin Jornalista e mestre em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua como repórter e fotógrafo. Gosta de viajar e escrever histórias.

Leoncio Diamante Veterinário formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1987. Foi extensionista de pecuária da Emater – PR. Trabalhou na assistência técnica aos produtores da Cooperativa de Bambuí-MG. Trabalha na Codevasf.

Lívia Pinheiro

Lívia Pinheiro Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, ela descobriu e se apaixonou pelos queijos artesanais em um projeto desenvolvido na UFMG em 2014. Participou do movimento Slow Food BH, foi wwoofer em uma fazenda de queijo orgânico na Califórnia e hoje em colabora com a SertãoBras no intercambio  Brasil e França.

Lou Gold Fotógrafo, escritor, contador de histórias e ‘voz da floresta’, Lou Gold vive em Rio Branco e é chamado pelos seus amigos do Acre de”Caboclo Americano.” Foi professor de Ciência Política ermitão na montanha e ambientalista famoso. Seu blog: Visionshare.

Mabel Monfil e Riba de Castro Colaboradores da SerTãoBras, radicados em Barcelona. Mabel é técnica em Comércio Exterior. Também se dedica a produção e coordenação de projetos culturais em parceria com Riba, artista multimídia adicto ao jogo da criatividade. Realizador e editor de vídeos, artista gráfico e escritor. Autodidata em tudo, mestre em nada.

Manuela Lavinas Picq Recentemente completou o seu tempo como professora visitante e pesquisadora da Amherst College e agora colabora em pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, no Brasil. Ela está atualmente escrevendo um livro sobre a política indígena para as mulheres nos Andes.

Marcelo Resende Mineiro de Pirapora e geógrafo, especialista em direitos humanos e cidadania. Foi presidente do Instituto de Terras de Minas Gerais-ITER (1999-2003), presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra (2003) e coordenador geral do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Ministério do Desenvolvimento Social, MDS (2009). Desde 2011 é diretor da Emater.

Rajat Nayyar  Antropólogo visual, trabalha entre Tallinn (Estonia) e Varanasi (India). Sua pesquisa atual é sobre pesoas que vem morrer na cidade santa de Kashi. Rajat  dirige um projeto de vanguarda(Espírito Kashi) que trabalha para salvaguardar o patrimônio imaterial da Índia. http://rajatnayyar.tumblr.com

PATRONOS

(Criação da associação em 2007)

Vera e Gabriel Andrade

Vera e Gabriel Andrade Os patronos da SerTãoBras, ele é criador de gado Gir e ela era criadora de cavalos Manga Larga Marchador. Vera faleceu em 29/9/2011, deixando muitas saudades. A SerTãoBras foi oficialmente criada em 24 de junho de 2008.

Antigos Colaboradores

Li An Atua na área social (jornalismo e pesquisa em temas como sertão, China, Peru, motocar). Trabalhou nos governos Sarney (Reforma Agrária) e Lula (Direitos Humanos). Mãe de Petra Costa, cineasta do filme Democracia em Vertigem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *