Menu Fechar
Fechar
image

Festa e concurso de produtores de queijo no Serro

Marcelle Pazito, para Sertãobras

Na cidade do Serro-MG, a tradicional festa reuniu perto de 4 mil visitantes (Foto L.C.Dupin/INPI)

Entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro foi realizada no Serro, cidade no centro-nordeste de Minas Gerais, a 27ª Festa do Queijo. Jorge Brandão Simões, presidente da Associação dos Produtores de Queijo Serro (Apaqs), diz que a participação foi a maior dos últimos anos, contando com cerca de 4 mil pessoas nos cinco dias do evento.

Da programação constou o Concurso do Queijo, com a participação de dez municípios da região com três representantes de cada um deles. O júri, formado por membros da Emater, Ministério da Agricultura e universidades, avaliou a apresentação do produto, seu aspecto físico, coloração, textura, odor e sabor. O vencedor deste ano foi João Valter Miranda, de Alvorada de Minas, que ganhou um certificado de qualidade e procedência de seu queijo, além de outros prêmios.

De acordo com Simões, o maior objetivo do concurso é atestar a qualidade e mostrar que existe um padrão de produção nos queijos da região.

Foram avaliados, no Serro-MG, queijos de produtores que representaram dez municípios da região (Foto Apaqs)

Para o próximo ano, sua expectativa é de que a Festa seja ainda maior e conte com a inauguração da Casa do Queijo, um museu que contará sua história e toda a rica cultura que o envolve.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters