Menu Fechar
Fechar
image

Encontro dos Andrades, queijos rumo à legalidade

Hoje recebemos na redação da Sertãobras um email de João Leite, produtor e líder do queijo na Serra da Canastra, nos felicitando por ter notícias de que será assinada em breve nova instrução normativa que simplifica as regulamentações para o queijo de leite cru. “Acredito que os Andrades que lutam pela legalidade do queijo aceleraram a impacada portaria, parabéns a SerTãoBras e a Gabriel Andrade”, escreveu João em sua mensagem. Essa nova regulamentação, segundo João, é bastante esperada entre os defensores do queijo – produtores e consumidores e está para ser assinada na próxima semana pelo MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O patrono da SerTãoBras Gabriel Andrade se reuniu na quarta-feira, 24 de abril, com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade e o deputado federal Gabriel Guimarães de Andrade (PT-MG) em Brasília. O encontro teve como principal objetivo discutir a legalização do queijo de leite cru no país, especialmente os queijos mais frescos, que são impedidos de circular fora do estado. “O melhor queijo do mundo tem que circular livremente”, defendeu Gabriel Andrade. Ele enfatiza que o queijo de leite cru contribui para a aumentar a imunidade do consumidor, e não deve sucumbir às leis sanitárias exageradas que o colocam na ilegalidade.

De acordo com o pecuarista Gabriel Andrade, a falta de normas para adequação do produto prejudica tanto os produtores quanto os consumidores. O ministro disse que vai se empenhar para solucionar o problema. ”Se tiver como simplificar a legislação para os produtores, vamos simplificar”, afirmou. Na reunião, ele prometeu lutar pela legalização do queijo de leite cru no país e pela livre circulação do produto: “o que é bom para os mineiros é bom para o resto do Brasil”, afirmou.

Na conversa, Gabriel Andrade reafirmou sua esperança: ” se você vai num restaurante em São Paulo, tem um queijo francês feito de leite cru e o mineiro não pode. Mas agora o senhor interessado por isso e a sua equipe, nós vamos concorrer em igualdade de condições com o francês e ganhar”.

 

Compartilhe:

1 Comentários

01/05/2013 a 01:25

Mais uma vez a Sertãobras avança na discussão sobre queijos artesanais de leite cru.
Proseando com as pessoas certas chegaremos a um denominador comum!
Após a reunião deste trio de Andrade’s resta-nos aguardar boas novas!
Aqui em Alagoa conheço vários Andrades que também vivem do queijo. Poderia elencar outros sobrenomes também, pois é a pecuária leiteira que é um dos principais sustentáculos da economia de Alagoa (Sul de Minas).

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters