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Curso Mons de Vendas de Queijos (online de 14 de abril a 03 de junho)

R$4.500,00

Professores


Laurent Mons  – diretor da Escola Mons Formation e gerente da rede de 16 boutiques de queijos Mons na França, Inglaterra, Suíça e Luxemburgo.

 

 

Débora Pereira – professora da escola Mons Formation e da Escola de Comerciantes de Queijo de Paris (Cifca). Jornalista das revistas Profissão Queijeira e Profession Fromager.

 

 

Flavia Rogoski da loja Bon Vivant

Flávia Rogoski – queijista na Bon Vivant, no mercado municipal de Curitiba, diretora da SerTãoBras e membro da Associação Comer Queijo.

 

 

Um curso voltado para os queijistas, essa nova profissão brasileira consagrada a levar os melhores queijos aos consumidores finais.

O ofício de vender queijos é parte da cultura alimentar e gastronômica francesa, um país onde existem 3.500 lojas dedicadas exclusivamente a venda dessas maravilhas. É um trabalho que exige postura flexível para lidar com muitas tarefas. Comprar queijos diferentes de bons produtores, organizar uma boutique e conquistar a clientela exige formação prática, estudo e tempo de viajar. Para ter um bom resultado, é indispensável ser apaixonado pelo que faz. E estudar! Por isso nós fizemos este programa profissional, a fim de fornecer todas as informações necessárias para que cada aluno possa transforma-las em conhecimento no seu dia a dia de vendas.

Uma boutique francesa em média tem entre 120 e 150 referências de queijo diferentes, podendo chegar a 400. Nem todos chegam direto do produtor para a loja, muitos lojistas passam por curadores que compram dos pequenos produtores, agregam valor e revendem. Ou da indústria. Os queijistas que se esmeram em coletar queijos diretamente de pequenos produtores são mais valorizados pelo cliente.

Estabelecer uma boa relação com seus fornecedores garante a constância na sua gama, para evitar rupturas de estoque. E há também o ponto positivo de ver o quanto se pode ajudar uma família de agricultores a progredir. Traçabilidade, gestão de estoques, análise sensorial e vocabulário queijeiro, história e informações culturais sobre a tradição dos queijos, relação com cliente, gestão de temperaturas, protocolos de higiene… A lista para exercer bem a profissão é enorme. Acrescente corte de queijos, tábuas, embalagens, tipos de cura… esses e vários outros tópicos são explicados na nossa formação. Confira o programa abaixo.

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Descrição

Programa

Todas as aulas são online. Durante o curso, o aluno vai desenvolver um projeto de criação de uma loja de queijos ou de aperfeiçoamento de uma loja existente. Este projeto deve ser apresentado para obtenção do diploma da Escola Mons. O curso prevê também avaliações e duas horas de consultoria personalizada para realização do trabalho final.

MÓDULO 1 – 14 de abril

  • Apresentação da formação
  • Histórico da Maison Mons
  • Apresentação da Mons Formation
  • Do pasto ao leite
  • Do leite ao queijo
  • A venda de queijo e a relação com o cliente
  • A relação do queijista com seus fornecedores

MÓDULO 2 – 21 de abril

  • Famílias de queijos
  • Análise sensorial de 6 famílias de queijos
  • Análise sensorial comparativa de curas diferentes
  • Organizar uma loja de queijo na França
  • Organizar uma loja de queijos no Brasil

MÓDULO 3 – 28 de abril

  • Criar sua gama de queijos na França
  • Criar sua gama de queijos brasileiros
  • Queijobulário – vocabulário para falar de queijo

MÓDULO 4 – 5 de maio

  • As vitrines refrigeradas
  • Recepção e conservação de queijos

MÓDULO 5 – 12 de maio

  • Protocolos de higiene de um ponto de vendas na França
  • Protocolos de higiene de um ponto de vendas no Brasil

MÓDULO 6 – 19 de maio

  • Os fundamentais do corte e embalagem de queijo
  • Embalagens de queijo no Brasil

MÓDULO 7 – 26 de maio

  • Cultura queijeira : Queijos de denominação de origem da França
  • Cultura queijeira : Queijos do mundo e do Brasil

MÓDULO 8

  • Apresentação dos projetos dos alunos em vídeo conferência (em duas aulas de 2 h cada, dias 02 e 03 de junho, 9h da manhã)

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