Queijo Meia Cura

Queijo Meia Cura, em Minas, é o queijo nem fresco nem curado. É o mais apreciado entre os consumidores mineiros. Essa expressão, ‘meia-cura’ é tradicional de Minas Gerais. A EMATER/Lavras registrou sua fabricação e definiu as suas características como de um sabor suave, textura compacta, untuosa, boa plasticidade e cor amarelada. Ainda segundo a EMATER, a  maturação do queijo Minas meia-cura não tem um tempo bem definido (de uma a cinco semanas), assim como a sua temperatura, que varia de 10°C até a temperatura ambiente.

O tradicional queijo Minas Meia Cura (que não é o chamado ‘padrão’), é feito de leite cru por pequenos produtores. Mas ele pode ser encontrado também de leite termizado ou pasteurizado.

É importante lembrar que durante a maturação os queijos são virados regularmente, geralmente em estantes de madeira, taquara, taboca ou bambu, como relatado no Relatório de Caracterização da Microrregião de Araxá como produtora tradicional de queijo minas artesanal.

Segundo o relatório do IPHAN “Modo Artesanal de Fazer Queijo Minas”, o meia cura é o “queijo com pouco tempo de maturação” (p.6) (veja o documento completo em word)

Outra Fonte: Ciência do Leite

« Back to Glossary Index
Leia Mais
Leite no Brasil