Queijo coalho

O Queijo coalho ou queijo de coalho, de leite de vaca massa prensada cozida é produzido tradicionalmente no nordeste do Brasil, estados como o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco são os maiores produtores. Pode ser encontrado ainda de leite cru, mas a maioria da produção é de leite pasteurizado. É sucesso de vendas nas praias nordestinas, assado na brasa.

De acordo com o historiador e escritor Luís Câmara Cascudo [1], a fabricação de queijo no Nordeste do Brasil data da instalação das primeiras fazendas nos sertões nordestinos, mas as referências a estes produtos datam da segunda metade do século XVIII5 . Estima-se que o queijo coalho seja produzido há mais de 150 anos , tendo sua origem relacionada ao matulão, bolsa feita do estômago de animais em que os viajantes acondicionavam o leite. Como as jornadas eram longas, o leite coagulava e originava uma massa que, por sua vez, deu origem ao queijo de coalho.

O processo de fabricação

Tradicionalmente, a coagulação do leite para fabricar o queijo coalho é feita com renina (enzima digestiva de mamíferos lactantes).  A coalhada é cortada, cozida e coada. Em seguida, é adicionado sal na massa que ultimamente é prensada. Em processos tradicionais, a prensagem é feita à mão com ajuda da própria fôrma onde é deixada para maturação.

Basicamente, sua produção conta com as seguintes etapas: recepção do leite pela unidade produtora, pasteurização, adição de fermento (coalho), CAVALCANTE, J. F. M., et al. Processamento do queijo coalho regional empregando leite pasteurizado e cultura lática endógena Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 27(1): 205-214, jan.-mar. 2007.

« Back to Glossary Index
  1. Eu so do estado do maranhão e gostaria compra queijo so pra o cosume queijo de mais de um anos de feito eu tem essa curiosida so vejo pela tv

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Henry Koster