Jean-Charles Arnaud

« Back to Glossary Index

 

Foto de Débora Pereira, janeiro de 2015
Foto de Débora Pereira, janeiro de 2015

Jean-Charles Arnaud é membro do Instituto Nacional de Denominação de Origem Protegida da França (Institut Nationale d’Appelattion d’Origine Protegée- INAO) desde 1997.

Em julho de 2013, ele assumiu a presidência da instituição e foi responsável por 46 reconhecimentos de novas denominações. Atualmente, coordena trabalhos na auxílio à certificação de produtos com denominação de origem em vários países do mundo. O INAO completa

Jean-Charles Arnaud é também affineur (curador) de queijo comté em Poligny, região francesa na fronteira com a Suíça, à frente da empresa Arnaud-Juraflore, que fabrica também queijo comté orgânico. Aprendeu o ofício de curar queijos com seu avô, depois formou-se em comércio e gestão. Em 1997, comprou do governo o Fort des Rousses, uma fortaleza militar abandonada e a transformou em salas de maturação.

Em janeiro de 2015 Jean-Charles Arnaud recebeu a jornalista Débora Pereira no Fort de Rousses, em Poligny, para falar com exclusividade sobre quatro questões importantes para a comunidade queijeira brasileira:

Como ter sucesso em processo uma denominação de origem controlada?

Como criar denominações de origem em um território tão grande como a Serra da Canastra?

Como convencer os produtores rurais a seguirem as regras de higiene impostas pela vigilância sanitária?

As nossas bactérias lácticas estão em extinção?

« Back to Glossary Index
Leia Mais
Santo Uguzon