Fazenda Timbaúba

Sheilane Maria Rodrigues Magalhães e Edvando Rosa de Oliveira iniciaram a produção de queijos artesanais em 2008 na Fazenda Timbaúba, zona rural do município de Hidrolândia, que fica no semiárido do Ceará.

foto: Fazenda Timbaúba

Edvando tem tradição queijeira: sua mãe era quem fazia os queijos quando morava na fazenda. “Meu marido me apresentou o mundo do queijo, a fabricação, os sabores e sutilezas dessa arte e de imediato fiquei encantada”, confessa Sheilane.

Sala de fabricação. Foto: Fazenda Timbaúba

A principal produção da Fazenda Timbaúba é o queijo coalho tradicional. Em seguida, em menor volume, os queijos temperados com ervas e trufado. Tudo de leite cru. Comercializam também a nata, uma espécie de creme de ricota. “Estamos em fase experimental com os queijos maturados e vem novidade por aí”, anuncia a produtora.

Queijo coalho artesanal. Foto: Fazenda Timbaúba

O rebanho de vacas são da raça Girolando. “Toda a produção de queijos são do leite de nossa propriedade, totalizando em média de 10 a 12 kg de queijos por dia. A alimentação principal é de capim braquiária e concentrado” conta Edvando.

Vaca girolanda. Foto: Fazenda Timbaúba

“Em relação ao terroir, podemos dizer que os nossos queijos são saborosos, agradando a muitos paladares, apresentando textura uniforme, macia massa, mantendo a consistência mesmo levado ao fogo.” disse ela.

CONTATO
PRODUTORES: Sheilane Rodrigues e Edvando Oliveira
ENDEREÇO: Fazenda Timbauba, Hidrolândia-CE CEP 62270-000
E-MAIL: sheilane.maga1982@gmail.com.br
TELEFONE: (88) 992826774
INSTAGRAM: @fazendatimbauba