Cabacinha Aliança

A história do queijo cabacinha nasceu na família de Ataliba com o bisavô Alcides Mendes iniciando no Laticínio Liberdade. O filho de Alcides, Alberto Mendes, formou-se como Laticinista no Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora. Pai e filho passaram a produzir o parmesão com mais técnica.

Fotos: Ataliba Mendes

Para evitar os desperdícios (as aparas do parmesão), criou-se o Queijo Cabacinha (inspirado no queijo caccio cavalo). Para a época, este tipo de queijo teria uma durabilidade maior, não sendo necessário
a refrigeração (na época não tinha), pois no seu processo de fabricação usa-se a salga e a maturação, maneiras de conservar o alimento.

A mãe de Ataliba Mendes também produziu queijo cabacinha por muito tempo na fazenda Aliança e hoje ele dá continuidade à produção com a marca Aliança, nome que sempre esteve presente na história da criação familiar a continuidade da produção do queijo.

O queijo é produzido na cidade de Pedra Azul, nordeste de Minas Gerais ( Vale do Jequitinhonha), com altitude 600 a 650 metros. O leite usado na fabricação é somente produzido na propriedade.

A produção média é de 60 litros por dia. Os animais são da raça girolando 1/2 a 3/4 e o rebanho é composto de 20 animais. A alimentação é de braquiária no período do verão com suplementação mineral e no inverno, braquiária diferida com ração na complementação da nutrição.

Foto: Ataliba Mendes

Temos mais de 80 anos de boas lembranças familiares com o Queijo Cabacinha, bisavó, avó, tios, netos e agora bisnetos não só apreciando, resgatando histórias, receitas e o prazer de compartilhar o saboroso Queijo Cabacinha”

Foto: Ataliba Mendes

Queijo Cabacinha Aliança, excêntrico

Cultura, culinária, gente hospitaleira, tudo isso no Nordeste de Minas Gerais, tradição familiar com mais de 60 anos, o Queijo Cabacinha Aliança possui sabor suave, inesquecível, somente no Vale do
Jequitinhonha, em Pedra Azul.

Foto: Ataliba Mendes


É um tipo de queijo denominado Queijo Cabacinha do Vale do Jequitinhonha, feito a partir de leite cru, massa com 12 horas de descanso, cozida, passa por um processo de filagem na fabricação,
salga molhada, secagem e maturação.

Foto: Ataliba Mendes


Queijo mutável, pode ser apreciado puro, derretido (e com condimentos) ou ralado em massas, pratos,
saladas, sanduíches, acompanhar vinhos, cervejas e principalmente boas companhias.

Contatos

  • Produtores: Ataliba Mendes
  • ENDEREÇO: Estância Santo Antônio – zona rural – Pedra Azul MG
  • TELEFONE: 33 99961-0034
  • E-MAIL: queijocabacinhaalianca@gmail.com
  • Instagram: @queijocabacinhaaliança