Menu Fechar
Fechar
image

70 anos de tradição queijeira

A queijaria Guanambi artesanal acompanha quatro gerações. A bisavó, avó e mãe da atual produtora – Ana Paula Costa – sempre produziram queijo a partir do leite de vaca e fermentação com intestino de carneiro. Com o passar do tempo, e também pela necessidade de adaptação das condições sanitárias, mudaram o coalho.

Fotos: Arquivo pessoal

Temos em média 70 anos de tradição queijeira mas só agora eu, Ana Paula, busquei aprimoramento para expansão e melhoramento do nosso produto”

Os queijos são produzidos a partir de leite pasteurizado de vacas girolandas, adicionado apenas o coalho quimasa, cloreto de cálcio e fermentação a base de kefir. A partir desta massa, são produzidos o queijo tradicional coalho frescal, queijos maturados, trufados meia-cura com doce de leite, goiabada cascão, creme de azeitona, creme de tomate seco, carne seca e calabresa defumada.

A queijaria trabalha ainda com chimango de queijo, dadinho de tapioca, doce de leite com coco, doce de leite com ameixa, doce de leite cremoso e doce de leite de requeijão.

O destaque da produção atualmente é o queijo Beija Flor do Sertão, tipo Brie, recebeu Medalha de Prata no Mundial do Queijo do Brasil 2022. Neste evento, Ana Paula foi a São Paulo com o apoio do Sebrae juntamente com a comitiva da Bahia.

As vendas são feitas em Guanambi e região.  A queijaria possui certificação sanitária municipal e para todo território do consórcio.

CONTATOS

Queijaria Guanambi: Rua 12, Fazenda Caiçara, Guanambi (BA). CEP: 46430-000

Proprietária: Ana Paula Costa

E-mail: [email protected]

Instagram: @queijo_coalho_guanambi

Telefone: (77) 99944-4793

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters