Carisma e dedicação

O simpático casal Teresa e Edmar recebe com maestria quem chega na Fazenda DuJAPA, na pequena cidade mineira Coronel Xavier Chaves. A maior parte dos visitantes vai até lá em busca do premiado Queijo Minas Artesanal Jacuba, eleito o melhor de Minas no 13º concurso da Emater-MG, realizado em 2021. Outros vão em busca do Doce de Leite DuJapa, feito nas versões “tradicional” ou “saborizado com raspas de limão siciliano” – este último premiado com medalha de Bronze no Mundial do Queijo do Brasil 2022. Mas há ainda os visitantes que chegam para contemplar a beleza do lugar, que é de tirar o chapéu!

Ambiente acolhedor para apreciar o queijo Jacuba e a vista da janela.
Fotos: Arquivo pessoal

Os dois fizeram carreira em multinacionais em SP e MG e depois de aposentados compraram uma propriedade rural e se apaixonaram com a possibilidade de manter viva a cultura regional da produção do Queijo Minas Artesanal (QMA). “Começamos em 2018 com poucos animais, da raça Jersey, e aprendendo a produzir o queijo. Estamos crescendo com as crias do nosso próprio rebanho para evitar trazer doenças para a propriedade”, explica Teresa.

Crescendo e aprendendo com os queijos de leite cru, que são bastante trabalhosos, o casal tem levado o nome da região Campo das Vertentes longe. São vários os relatos de clientes fiéis que não abrem mão de comer deste queijo. E olha que muitas vezes é preciso entrar em fila de espera para recebê-lo, pois além de ser pequena a produção, eles fazem questão de só vender depois de 23 dias de maturação, conforme a lei exige.

Hoje trabalhamos com cerca de 160 litros de leite por dia, em uma única ordenha. Temos 16 vacas e 8 novilhas já prenhas para o próximo ano. A alimentação é pasto, silagem e ração preparada na própria propriedade”

O cativante casal sempre prezou para conseguir uma propriedade que fosse autossustentável não só financeiramente, mas também ambientalmente. Aí veio a ideia do queijo: “Mas não a abraçamos de início porque pensávamos no queijo fresco, que muitos produzem. Ao pesquisar sobre o valor histórico do queijo, descobrimos que o primeiro registro de produção do QMA é da nossa região, a região do Rio das Mortes. Com isso, nos encantamos”.

Curral todo branco é exemplo da preocupação dos produtores da Fazenda DuJAPA com a higiene em todos os processos

Teresa se orgulha da higiene da propriedade. “Nosso curral é todo pintado de branco, com o fosso em azulejo branco. Penso que esse é um diferencial. Além disso, sou muito metódica. Temos uma ficha de produção preenchida a cada dia para acompanhar todo o processo e avalizar se está tudo certo. Ainda estudamos muito os animais, sobre como cuidar e alimentar, afinal, nossa produção é fruto do leite produzido na propriedade”.

Além de vender para clientes de forma direta, o casal envia o queijo Jacuba, que conquistou o Selo ARTE em 2020, para parceiros em diferentes regiões do país e tem representantes em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Destaque para o doce de leite premiado. Fotos: Arquivo pessoal

CONTATOS

Produtora: Maria Teresa Viana Boari
Endereço: Fazenda DuJAPA, região da Jacuba – Coronel Xavier Chaves / MG
Telefone: (32)98421-3322
E-mail: tboari65@gmail.com
Site: queijo-jacuba.negocio.site
Instagram: @qma.jacuba