Menu Fechar
Fechar
image

O sonhado estilo de vida se tornou realidade

Filho de produtores rurais, João Eduardo Gomes foi criado no campo, em Maringá, interior do Paraná, na mesma propriedade rural onde desembarcou a família de seu pai no início da década de 1940.

Ele se formou em zootecnia em 2001 pela UEM (universidade Estadual de Maringá), período em que a família trabalhava exclusivamente na produção leiteira. As tarefas do sítio eram divididas entre ele, seu pai e sua mãe (a Dona Madalena). Após se formar, ele fez carreira como zootecnista e seu pai encerrou a produção leiteira.

Ao lado da esposa Celina, João Gomes produz os itens vendidos na Queijaria Dona Madalena. Fotos: Arquivo Pessoal

Em 2010 já casado e com uma filha, João retornou ao sítio pensando em mudar de vida. Arrendou a propriedade da família com o intuito de produzir leite, mas um acidente de percurso (na verdade o aborto de um dos animais do rebanho) o levou à produção de queijos, aproveitando o leite produzido por apenas um animal, que era pouco para ser vendido ao laticínio e muito para ser consumido.

A partir da receita de queijo frescal da Dona Madalena, ele produzia e vendia queijos. Porém, com o aumento da produção de leite, a produção queijeira era interrompida e retomada de acordo com a necessidade financeira.

Em 2018, após muitas dificuldades financeiras, João forçado a interromper a produção de leite e vender animais e equipamentos para pagar financiamentos bancários, restando a estrutura de produção de queijo (um container reefer), os clientes e a certeza de que a produção queijeira poderia proporcionar o estilo de vida que ele almejava quando abandonou a carreira de consultor em pecuária leiteira para se tornar empreendedor na produção leite.

Em 2019, com a chegada da pandemia, João e a esposa Celina Barris B Gomes (que abandonou seu comércio na cidade e mergulhou na queijaria) criaram o Instagram @dnamadalena. A partir dele, o casal elevou a marca e as vendas a outro patamar.

Hoje somos um casal queijeiro puro sangue. Produzimos queijos autorais de leite cru e vendemos nossa produção via redes sociais direto aos clientes e fornecemos produtos à alguns restaurantes”

A cave de maturação da Queijaria Dona Madalena está pronta e João Gomes está atualmente definindo que tipo de queijo maturado vai produzir.

Por enquanto disponibiliza para venda os seguintes produtos: queijo frescal; ricota natural e temperada; iogurte, natural ou com geleias caseira (ameixa, morango, maracujá e frutas vermelhas); burrata; stracciatella; muçarela filada à mão (palitinho ou picada e temperada com ervas desidratadas ou ao pesto); muçarela fresca; molho pesto; kits e caixas com os produtos Dona Madalena além da filagem de muçarela em eventos.

CONTATOS

Proprietários: João Eduardo Gomes e Celina Barris B Gomes
Telefone: 44 98836-6120
Loja virtual e Instagram
E-mail: [email protected]

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters