O destino o levou de volta às origens

Marinho de Sousa é quem comanda a Fazenda Caju, uma pequena propriedade no distrito de Gravatá, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Mas sua história com o queijo vem de várias gerações… ele conta que da família materna ainda tem um tio queijeiro: “Nossas origens vieram do Seridó do RN, Currais Novos”.

No final de 2017, aos 38 anos, Marinho foi até a Paraíba ver um gado gir. Ele queria começar a criar por hobby, planejava adquirir umas 6 cabeças, mas o criador (Alberto Bandeira) só vendia o rebanho todo.

Queijo coalho e ricota são os carros-chefes da produção.
Fotos: Arquivo Pessoal

No melhor momento de loucura da minha vida, acabei comprando 60 animais de uma só vez, um rebanho já consolidado com 23 anos de seleção. Logo nossa vida mudou e tive que abandonar tudo o que fazia para me dedicar à fazenda”

A partir de então, Marinho e o tio Adonias Galvão deram uma revisada nas receitas e começaram a produzir coalho, ricota e cabacinha. Mas fazem outras experimentações…

Na Fazenda Caju já são feitos também uns queijos maturados de leite cru…
o de 30 dias chama Vale Verde e o de 90 dias Guaporé
Fotos: Arquivo Pessoal

Visionário e empreendedor, Marinho busca melhorias constantemente e tem conseguido agregar valor aos seus produtos. Ele chama a atenção da imprensa do Rio Grande do Norte por novidades que vai implementando no dia a dia do negócio.

Atualmente são beneficiados cerca de 60 litros de leite por dia, mas para 2023 o plano é aumentar para uma média de 200 litros por dia e continuar com as vacas gir leiteiro selecionadas se alimentando de pastagem nativa e suplemento energético.

Seu rebanho é livre de tuberculose e brucelose e desde outubro de 2019 tem o registro estadual para queijos com leite cru.

A Fazenda Caju está aberta à visitação mediante agendamento.

Contatos

Proprietários: Marinho de Sousa Neto e Marilia Medeiros Soares (administração)

Endereço: A Fazenda Caju está localizada em Ceará Mirim, a 35 km de distância da capital Natal

Telefone: (84) 99961-5589

Email: fazendacajurn@gmail.com

Instagram: @fazenda_caju     

Facebook: https://www.facebook.com/fazendacaju

Site: fazendacaju.com