Menu Fechar
Fechar
image

Referência nacional

Uma pequena fazenda familiar produtora de queijos de cabra no interior de São Paulo, a apenas 120 km da capital, o Capril do Bosque é hoje é uma referência nacional na arte dos queijos de cabra artesanais e autorais.

As atividades queijeiras do Capril do Bosque começaram há 40 anos como um hobby de Heloisa Collins. Fotos: Lucas-Terribili / Divulgação

Nos anos 70 os queijos eram simples, feitos apenas com leite e coalho. Nos anos 90 o Capril do Bosque iniciou suas experiências com queijos finos, isto é, queijos de sabor complexo, resultado de processos cuidadosos e detalhados, que incluem maturação e uso de insumos especiais, tais como fermentos especiais, mofos, carvão, etc…

O primeiro selo obtido pelo Capril do Bosque foi o selo municipal SIM 001 de Joanópolis, em 2011. O segundo foi o selo estadual SISP, em 2013. Em fevereiro de 2020 recebeu o SELO ARTE, permitindo que os queijos possam ser amplamente comercializados em todo o território nacional.

O Capril do Bosque oferece aos turistas a oportunidade de conhecer a criação de cabras em detalhes

O Capril do Bosque produz queijos de cabra frescos e maturados, de massa crua e cozida, sem casca, de casca lavada, de casca mofada e de casca dura. O primeiro Azul de Cabra do Brasil foi produzido pelo Capril do Bosque.

No portfólio de produtos existem diversos queijos premiados no Brasil e na Europa, entre eles o Dolce Bosco, uma versão do Gorgonzola Dolce Italiano, premiado em setembro de 2021 no Mondial du Fromage na França e o Serra do Lopo, premiado em novembro de 2021 no World Cheese Awards na Espanha.

O Bistrô do Bosque é um convite para apreciar uma cozinha artesanal, feita para comer devagar e encantar os sentidos. Os queijos de cabra produzidos localmente são as estrelas da casa, do couvert à sobremesa”.

Atualmente, a produção do Capril do Bosque inclui 15 rótulos. Abaixo destacamos apenas alguns, mas outras informações e portfólio completo podem ser obtidas no site.

Dolce Bosco é o lançamento 2021 do Capril do Bosque, resultado de um curso de cura na escola Mons, na França. É um queijo de massa mole com intensidade desenvolvida. Foi inspirado no queijo italiano gorgonzola dolce e oferece suavidade e cremosidade a partir de combinações inéditas de mofos e tempos de cura, resultando em um queijo de cabra exclusivo. Recebeu Medalha de Prata no Mondial du Fromage 2021. Apresentado em embalagem de papel alumínio, pesa 200 g e tem validade de 30 dias.

Azul do Bosque: Um queijo azul de cabra de massa muito macia, sabor intenso e boa permanência. Inspirado pelo processo do queijo Stilton inglês, em que o queijo é cuidadosamente preparado para não perder umidade durante a maturação. O mofo azul que cobre o queijo aparece também internamente em veios delicados. Sua intensidade pede harmonia por contraste. Vai muito bem com uma cerveja Imperial Stout e também com um vinho doce bem gelado. Adora a companhia de castanhas, damascos, figos secos ou frescos, uvas bem doces. Recebeu Medalha de Ouro e Troféu Super Ouro no Prêmio Queijo Brasil. Apresentado em embalagem de papel alumínio, pesa 200g e tem validade de 30 dias.

Serra do Lopo: Queijo de casca lavada na cerveja, o que seleciona interessantes microrganismos para sua intensa maturação durante 60 dias. Inspirado nos queijos cremosos de serras portuguesas, sua casca seca e fina é macia na boca. Já a massa, de textura fechada, é bem cremosa e tem sabor delicado. Herdou seu nome da serra local de Joanópolis. É delicioso puro ou recheado e pode ser aquecido para ser servido como um “fromage fondu”. Harmoniza muito bem com cervejas artesanais de médio corpo. Recebeu Medalha de Bronze no World Cheese Awards 2021 realizado na Espanha. Apresentado em embalagem a vácuo, pesa 220g e tem validade de 60 dias.

Cacauzinho: Queijo autoral de criação da própria Capril do Bosque. Maturado com mofos brancos, cacau 100% e cumaru, a baunilha brasileira. Tem ótima acidez, sabor potente e apenas um sutil toque adocicado. Um dos pontos altos do portfólio! É excelente para saladas, aperitivos ou sobremesa. Harmoniza muito bem com cervejas ou vinhos brancos encorpados e com licor de cacau na sobremesa. Apresentado em embalagem de papel, pesa 80 g e tem validade de 30 dias

CONTATOS

Produtora: Heloisa Collins
Endereço: Estrada da Terra Preta, km 3 Bairro dos Limas/Terra Preta, Joanópolis-SP
Cep: 12.980-000
Tel: 11 9 9609-0773 (voz e whatsapp)
E-mail: [email protected]
Site: www.caprildobosque.com.br
Facebook: Capril do Bosque
Instagram: CaprildoBosque

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters