Menu Fechar
Fechar
image

Uma família apaixonada por queijos

Uma paixão que começa em 1928 e hoje está nas mãos de Akemi Beatriz, arquiteta por formação e queijeira por vocação. É ela quem cuida para que os queijos frescal e de coalho sigam fielmente a receita familiar que os acompanha há tanto tempo.

Tendo iniciado com o arretado queijo manteiga, presente na mesa do bisavô Martinho Pinto que desbravou e fundou o alicerce da família na região do Boqueirão (Ibotirama/BA). Oásis no sertão da Bahia por conta das vastas nascentes, hoje a fazenda conta com um diversificado beneficiamento do leite, proveniente de girolando, jersey e guzolando.

A receita familiar atende às exigências do Serviço de Inspeção Municipal. Foto: Arquivo Pessoal

Do leite produzido, parte segue para a produção dos queijos frescal e de coalho, parte para o tradicional doce de leite e parte para a bebida láctea com pedaços de frutas, mas queijos maturados e finos podem despontar no horizonte.

Bem conhecido na região, o Doce de Leite conserva o cuidado e a qualidade das receitas de vovó, fruto do trabalho e empenho de Dona Cleyde Beatriz, matriarca da segunda geração da família.

Fotos: Arquivo Pessoal

O laticínio “Serras do Boqueirão” surge em 2021 com duas missões: levar as delícias que antes eram exclusividade desta mesa familiar para todas as famílias presentes nas principais cidades do Médio São Francisco (Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Paratinga), firmando o compromisso de um desenvolvimento sustentável que contribui para o crescimento do povoado em que está incrustado.

Nos produtos são utilizados somente leite produzido na própria fazenda do Serras do Boqueirão (cerca de 250 litros por dia). Rodeado de serras (daí a origem do nome), o local constitui um leve refúgio ao clima semi-árido numa altitude de 469m no sertão da Bahia. O povoado do Boqueirão pertence ao município de Ibotirama.

Equipe do laticínio: desenvolvimento sustentável para a fazenda e seus colaboradores. Foto: Arquivo Pessoal

CONTATOS

Produtores: Laticínio Serras do Boqueirão (Akemi Beatriz e Elton Pinto)
Endereço: Estância Beatriz Povoado, Estrada do Boqueirão, Ibotirama – BA. CEP: 47520-000
Telefone: (77) 98121-8253
E-mail: [email protected]

Instagram: @serrasdoboqueirao

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters