Menu Fechar
Fechar
image

BOM GOSTO E CUIDADO EM TODAS AS ETAPAS

Após 30 anos de profissão, o dentista Luiz Henrique Pedroso decidiu investir em uma pequena propriedade rural, em uma região de morros e vales, no município de Ribeirão Claro (PR), para buscar mais qualidade de vida e retornar para a vida no campo, onde aprendeu com o seu pai, Zeca Pedroso, a gostar da terra e a lidar com os animais.

No início, montou uma leiteria com o objetivo de produzir um leite de alta qualidade. Nos quatro primeiros anos, toda produção era entregue para um laticínio do Paraná. Até que em 2017, com intuito de agregar valor ao seu produto, começou a levar o leite para casa e tentar fazer os primeiros queijos.

Como não viemos de uma família com tradição queijeira, foi um longo período de tentativas, cursos e visitas a outros produtores até nascer o primeiro queijo da família Cura, que depois de um ano foi denominado de Cura Junior”

Por sugestão do filho Guilherme, as próximas duas receitas seriam de queijos maiores e passariam por período de maturação mais longo. Quando se completou um ano, batizou os dois novos queijos da família Cura: O Cura (queijo com 3Kg e 120 dias maturação) e o Sr. Cura (com 5Kg e 240 dias e um ano de maturação).

Depois de ter a aprovação dos amigos e receber as primeiras encomendas, começou a fazer feiras, onde pode ter a confirmação da aceitação dos queijos. A partir daí, teve a certeza de que estava no caminho certo, e a vontade de ter uma queijaria deixou de ser um sonho. Com sua esposa Silvia e os filhos Guilherme e Giulia, construiu uma pequena queijaria onde iniciou o projeto Queijaria Bella Vista.

Em 2019, o Cura Junior, o queijo mais jovem, com 60 dias de maturação, recebeu medalha de prata no V Prêmio Queijo Brasil

Além dos queijos da família Cura, a queijaria Bella Vista produz um queijo feito com leite cru de vaca, maturado por 30 dias, que possui uma casca linda e deliciosa que embrulha um universo de sabores, aromas e texturas, denominado Zeca. Este nome é uma homenagem ao pai do Luiz Henrique, que tinha esse apelido. Em 2021, ele recebeu medalha de prata no International Cheese Awards, realizado em Araxá/MG.

Fotos: Arquivo pessoal

Os queijos Bella Vista são fabricados no sítio Bom Jesus, em Ribeirão Claro, no Paraná, em um vale com altitude pouco superior a 500 metros, cercada por morros de arenito Paraná, água de excelente qualidade, oriunda de nascentes na própria propriedade, com clima ameno, que fazem com que o terroir desta região proporcione sabor e características muito especiais aos queijos.

O leite utilizado na produção dos queijos é de produção própria, o rebanho de vaca Jersey e Jersolanda garante alto teor de gordura e muita qualidade. São 60 vacas em lactação que produzem em média 1.200L de leite ao dia, sendo apenas 300L usados na fabricação dos queijos e o restante entregue ao laticínio. Os animais têm alimentação balanceada com silagem de milho (produzida no sítio), ração, pré-secado, sal mineral e a pasto. Adeptos ao uso de homeopatia desde a produção. 

A Queijaria Bella Vista faz parte da Rota do Queijo Paranaense e ganhou uma sala de degustação onde são recebidos turistas e amantes do queijo para viver uma experiência única no campo e na atividade queijeira. Foto: Arquivo Pessoal

Nas visitas com degustação guiada, todos podem admirar a bela vista (que deu o nome para nossa marca). O visitante é recepcionado, faz um tour no sítio para conhecer o trato dos animais, a ordenha, a produção dos queijos e a nossa história. É guiado para aprender degustar e harmonizar os queijos. Pode adquiri-los e ainda apreciar os produtos artesanais da região.

É assim que queremos continuar, unidos, neste pedacinho de terra onde a natureza nos presenteia todos os dias, mergulhados nesse universo fascinante dos queijos vivos”

Giulia e Guilherme entre os pais, Silvia e Luiz Henrique: família unida no propósito de tornar real o sonho da Queijaria Bella Vista.
Foto: Arquivo Pessoal

QUEIJOS:

Zeca: queijo meia cura, feito com leite de vaca, casca com leve camada de mofo branco, massa macia e sabor suave. Harmoniza com geleias, goiabada ou um delicioso café. Recebeu medalha de prata no Concurso Internacional Cheese Awards de Araxá/MG.  

Cura Junior: maturado por 60 dias, massa macia, ligeiramente adocicado e frutado. Harmoniza com geleias de maracujá, tangerina e de pimenta, mel, damasco, castanhas, vinho branco corpo médio aromático. Em 2019, recebeu medalha de prata no V Prêmio Queijo Brasil.

O Cura: com 120 dias de maturação, feito com leite pasteurizado de vaca, queijo com aroma de abacaxi caramelado e amêndoas, textura firme e úmida, com notas complexas e levemente cítricas, umami do começo ao fim. Harmoniza com frisante, Chardonnay, vinho tinto, corpo leve ou médio frutado, para quem prefere as cervejas, as artesanais com sabor intenso, abacaxi desidratado, chocolate meio amargo, mel, castanhas e geleias de frutas cítricas.

O Sr. Cura: com 120 dias a um ano de maturação, feito com leite pasteurizado de vaca, aroma de flores e caramelo, casca firme, massa quebradiça com cristais de tirosina, sabor intenso com tons adocicados. Não contém lactose. Excelente para acompanhar um bom vinho e igualmente no preparo de massas, risotos e saladas. Harmoniza com frisante, vinho tinto encorpado e frutado, Chardonnay, cervejas fortes em teor alcoólico e complexas em aroma e sabores, suco Varietal Premium Moscato da Casa Madeira, figos secos ou frescos, chocolate meio amargo, mel de capixingui ou trufado, geleia de pimenta.

CONTATOS

PRODUTORES: Luiz Henrique Pedroso e Silvia Castilho
ENDEREÇO: Sítio Bom Jesus, Ribeirão Claro, Paraná
TELEFONE: (14) 99762-1498
INSTAGRAM: @queijariabellavista
FACEBOOK: Queijaria Bella Vista

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters