Menu Fechar
Fechar
image

Empreendedorismo feminino

Mônica e Alana: juntas no Projeto Ecoleite. Foto: Arquivo Pessoal

No sítio Vista Alegre, em Valença-RJ, mãe e filha estão realizando um sonho. Mônica Mateus Florião, veterinária homeopata, é responsável pelo Projeto Ecoleite ao lado de Alana Florião Nicolsky, a jovem que desenvolve receitas autorais para queijos feitos de leite cru.


A produção familiar artesanal sem uso de conservantes alia inovação tecnológica à sustentabilidade. Elas trabalham com pesquisa científica para compor o sistema de manejo desde sua origem, em 2008, quando o projeto ainda era em uma fazenda experimental. Atualmente a pesquisa é feita na lida direta no campo – um laboratório vivo – e na revisão bibliográfica de publicações científicas, já que mãe e filha não abrem mão de terem tempo para estudar.

Escolhemos ser saudáveis. E trilhar um caminho ambientalmente amigável também envolve a relação que construímos com nossos parceiros bovinos”

Fotos: Arquivo Pessoal

Mônica explica que o Projeto Ecoleite é baseado em agroecologia e manejo sustentável para a pecuária leiteira. As vacas ficam livres. O sistema não é intensivo. A base de alimentação do gado é pasto e suplementação vegetal. Alimentos transgênicos e suplementos sintéticos não são utilizados na composição da dieta. Com respeito aos rituais naturais das espécies e sistemas agroflorestais, os bezerros são criados soltos.

“O resultado de tudo isso é um leite puro e saudável, sem resíduos químicos ou aditivos. O que dá diferença até no sabor”, diz Mônica

A produção é toda feita com o leite próprio e atualmente elas comercializam leite agroecológico, iogurtes, doce de leite e cinco tipos de queijos (com maturação média a longa). Vendem em feiras e eventos locais e divulgam pelo Instagram. Elas estão investindo também em turismo, ao receberem visitantes, a proposta é propagar práticas e manejos ambientalmente amigáveis. Contar histórias, ter raízes e sentimentos. “Não é um comércio só voltado para a renda. Queremos conversa boa, experiências trocadas, simplicidade e oferecer delícias autênticas da produção artesanal e familiar”.

Depois de fazer um curso de maturação de queijos artesanais do SENAR, Alana se animou a experimentar. Com o manejo sem resíduos de produtos químicos, sem transgênicos, ela garante que os queijos saem diferenciados. E fica satisfeita quando eles são bem avaliados, como aconteceu na I Avaliação Nacional do Queijo promovida pela A Queijaria em 2021.

Também no ano passado outro reconhecimento animou as empreendedoras: a Ecoleite recebeu a declaração de sustentabilidade da Emater-Rio / Escritório Local de Valença pelo projeto desenvolvido no sítio Vista Alegre. Atualmente a queijaria Ecoleite está em processo de registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM).

Qualidade de vida para os animais


Com foco na prevenção, Mônica usa um protocolo de medicamentos homeopáticos preventivos para equilibrar a saúde dos bovinos. Eles favorecem que as vacas se mantenham estáveis e produtivas. Além disso, as práticas agroecológicas envolvem também temas como sistema agroflorestal com leguminosas arbóreas. Vários estudos realizados têm mostrado a importância da qualidade desta interação integrada. Quem prova, comprova esta teoria na prática e aprova os produtos que se resultam dela!

O Projeto Ecoleite é uma ideologia de vida. Foto: Arquivo Pessoal

CONTATOS

PRODUTORES: Mônica Mateus Florião e Alana Florião Nicolsky

ENDEREÇO: Estrada RJ 139, n° 1000, Parapeúna, Valença, RJ (Zona Rural)

VISITAÇÃO E AGENDAMENTOS PELO INSTAGRAM: @ecoleite

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters