Menu Fechar
Fechar
image

Projeto de Criação de Cabras Leiteiras

Da junção de ideias, vontade, dom, paixão, sapiência, e condições edafo-climáticas, em 2017 foi dado início ao Projeto de Criação de Cabras Leiteiras com o objetivo principal de produção de leite para produção de queijos com terroir das terras altas da Bahia.
Marnilson Santos, agricultor familiar, nativo dessa terra, com seus 2 hectares no entorno de Piatã-BA (cidade mais alta do Nordeste) e Paulo José Theóphilo Gertner (o Zeca), veterinário e criador na BA desde 1983 se uniram para dar início ao Projeto no Sítio Capão II.

Marnilson Santos e seus queijos. Foto: Arquivo Pessoal

Os registros junto a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ABCC/ACCOBA) se iniciaram em 2020. Foram selecionadas as matrizes que o Sr. Marnilson já tinha, crioulas da Chapada, e foram retidas as que pegaram registro P.A., Saanen e Parda Alpinas. O Zeca trouxe as Biotecnicas da reprodução e as Anglonubianas P.O. resgatando animais de linhagem Vida Nova e outros renomados plantéis do Brasil: FSA, DC, GIMA e Paraguassu e as Murcianas Granadinas P.A. usando sêmen importado da ES – CAPRIGRAN.

No início de 2022, o amigo e agora sócio, Dr. William Dutra Reis, de Governador Valadares-MG, se juntou a Marnilson e Zeca na multiplicação desse material genético com objetivo de seleção, sendo os critérios: Balde cheio, prolificidade e leite rico em sólidos. Assim estão povoando a Chapada e organizando o futuro Núcleo no Vale do Rio Doce-MG.

Os sócios no Projeto no Sítio Capão II levaram cursos de capacitação para a região com os mestres queijeiros artesanais Amaro Ezequiel e Felipe Cunha. O próximo curso será com Stephanie (Suíço de Morro do Chapéu).

“Seguimos na luta de cada dia para regulamentação e implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Piatã-BA para darmos início a produção formal”, explica Zeca. Pois hoje com 30 litros dia e produção “caseira” eles não atendem a demanda local, ainda de forma informal.

Fornecendo cabritos(as) para criadores dos municípios do entorno, somos incentivadores da atividade principalmente para os pequenos produtores, verticalizando a produção e vendendo na região não só leite, carne e matrizes, mas também queijos, cortes, defumados e embutidos, agregando valor à atividade local

Ao se unirem ao Núcleo Bahia da SerTãoBras, o intuito é organizar uma Rota de Agroturismo e uma melhor representatividade dos queijeiros junto às autarquias estaduais. “Com muito otimismo, enxergamos bons ventos em um futuro próximo promissor!”, destacam Paulo Gertner (Zeca), Marnilson Santos e William Dutra Reis; Sítio Capão II, Afixo: Vida Nova.

CONTATOS

PRODUTORES: Paulo Gertner (Zeca), Marnilson Santos e William Dutra Reis

ENDEREÇO: Sítio S. Capão II, Piatã (BA)

TELEFONE: (73) 99139-8382 (Zeca)

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters