Flor de Minas Tai

A nossa queijaria artesanal fica localizada no estado do Pará na cidade de Tailândia, na Rod PA 150 km 118, Pra poder atender a exigência dos órgãos fiscalizadores ficou Laticinio Flor de Minas. Aí popularmente como Queijaria Flor de Minas.

foto: Jerferson Freitas

Eu sou de uma geração de produtores de leite de minas gerais do triângulo mineiro, vim para o Pará em 2012 pela empresa qual trabalho, me casei com uma Paraense, e compramos uma propriedade de 40 hectares.

Não havia nada lá, começamos do zero, preparamos a terra para plantar o pasto, construir casa, curral, compramos as vacas, e com uma ajuda do meu patrão e construímos a queijaria.

foto: Jerferson Freitas

Eu sabia que teríamos muito trabalho, não queira mais tirar leite quando vim pro Pará, mais o instinto de produtor de leite falou mais, alto, decidimos então a começar a fazer nossos queijos.

Decidi começar pela origem, trouxe uma receita da minha avó, que faleceu aos 99 anos. Eu tive a oportunidade de estar com ela, nas fabricações de doces e queijos que ela fazia.

Quando fomos começar, liguei pra minha mãe e perguntei:

Mãe, me ensina aquele queijo da minha avó, que ela te ensinou…

Ela prontamente me passou a receita e então começamos a fabricação dos queijos. Tivemos muitas dificuldades no começo, depois começamos a fazer alguns cursos e visitar queijarias Brasil afora, fomos buscar informações pra melhorar o nosso trabalho.

Hoje nós fazemos um queijo de leite de vaca cru, maturado, com maturação mínima de 30 dias pra comercialização, ele é feito de leite cru, e pingo, e aquecido ele na fabricação, salgado em salmoura e maturado em uma camara de maturação com temperatura controlada, pois aqui é muito quente, e esse queijo o chamamos de Vó Maria, ele leva o nome da minha avó a qual trouxemos sua receita.


Também produzimos, queijo mussarela tipo trança e nozinho, fazemos um minas padrão muito cremoso e um minas frescal também faz parte da nossa produção.

foto Jeferson Freitas

Hoje produzimos esses produtos do leite que produzimos nos mesmo cerca de 130 litros por dia.

foto: Jeferson Freitas


Somos eu Jeferson e minha esposa Yohanna, os produtores e temos 2 pessoas quem nos ajudam na ordenha e na fabricação.


Nosso queijo e fabricado na cidade de Tailândia estado do Pará, a nossa altitude e de 460 metros em relação ao nível do mar. Nosso rebanho e composto por vacas gir e Girolandas nosso rebanho é pequeno cerca de 32 animais, eles são alimentados com Capim e recebem um suplemento energético de mineral com milho.

Visite

  • PRODUTORES: Jeferson e Yohanna Freitas
  • ENDEREÇO: PA-150, Tailândia – PA, 68695-000
  • TELEFONE: 91 99371 1253
  • E-MAIL: Freitas_jeferson@hotmail.com
  • Instagram: @flordeminas_tai




Contato