Menu Fechar
Fechar
image

Nossa História

foto Renato Pattaro

A criação das búfalas da raça Murrah no Sítio Tesouro começou no início dos anos 2000 por iniciativa de Leni (in memoriam) e Ludgero Pattaro que se encantaram com a docilidade e rusticidade da espécie após visitas a outros criadores. Com o aumento do rebanho e consequentemente do volume de leite produzido, aliado à melhoria da qualidade do leite comprovada em testes da Clínica do Leite, decidimos agregar mais valor a esta nobre matéria prima e assim nasceu a idéia da construção de um laticínio artesanal, o Laticínio Tesouro.

Queijaria – foto Reanto Pattaro

Localizada em Santa Rita do Passa Quatro – SP, hoje com 270 hectares, está o Sítio Tesouro, onde parte é usado para cana de açúcar e outras culturas para silagem (milho e sorgo) além da criação das búfalas.

Nossas Búfalas

A ordenha é toda mecanizada e feita uma vez ao dia com o bezerro ao pé da búfala da forma mais natural possível, visando o bem estar animal. O plantel é de 110 búfalas em lactação da raça Murrah, com dois reprodutores PO e cerca de 150 bezerros e novilhas. Além da pastagem em piquetes rotacionados, é feita complementação da alimentação com silagem de milho/sorgo e ração concentrada. Estamos iniciando com um processamento de 300 litros por dia, mas nossa estrutura está preparada para atender um aumento na demanda dos produtos.

Nossa Região

Santa Rita do Passa Quatro é considerada uma estância climática, localizada a uma altitude aproximada de 750 metros em um dos pontos mais altos das formações geológicas chamadas ”cuestas basálticas” que cortam o estado de São Paulo. É uma área de transição entre mata atlântica e cerrado o que favorece uma fauna e flora rica e muito específica. Atualmente a cultura da cana de açúcar está fortemente presente na região para abastecer as diversas usinas existentes.

Nossa intenção é explorar melhor esse terroir na futura produção de queijos maturados. 

Já iniciamos testes de queijos de búfala mais maturados como o “meia cura” de 30 dias. A ideia é investir na estrutura e conhecimento para a produção de queijos de búfala maturados autorais.

Nossos Produtos

O produto principal é a mozzarella em bola estilo italiana, mas também em outros formatos como barra, trança, manta. Além da mozzarella, produzimos também o queijo fresco, a ricota fresca, a burrata e o doce de leite de búfala.

Doce de leite de Búfala – foto Renato Pattaro
Frescal de Búfalas – foto Renato Pattaro
Manta recheada – Búfalas – Renato Pattaro

Contatos

Visite

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters