Menu Fechar
Fechar
image

Com uma gama de 35 queijos e produtos lácteos, a Fazenda Generosa preserva uma tradição familiar na cidade de Andrelândia, no Sul de Minas.

Nossa produção sempre foi focada em queijos artesanais, seguindo toda tradição mineira, que muito nos orgulha.

Nossa história de produção de queijos iniciou com meu bisavô Quincas Tibúrcio, pioneiro na produção de queijos no sul de Minas na década de 1940. Nossa queijaria surgiu em meados de de 1985, fundada pelo meu pai e neto do Quincas Tiburcio, José Luiz Leite Carvalho, que iniciou sua produção com apenas 70 litros de leite, vendendo queijos na cidade” conta Joaquim Luiz de Carvalho, 40 anos.

Ele é advogado mas sempre foi apaixonado pela fazenda e um admirador da devoção do pai pelo trabalho com os queijos, assumindo o negócio em 2020 sem nem pensar duas vezes.

Meu pai sempre lutou com muita dificuldade para manter nosso pequeno laticínio vivo, e devido a seus problema de saúde, comecei a dirigir o laticínio em julho de 2020” explica ele, que é a terceira geração que produtores de queijos artesanais da família Carvalho.

“Somos de origem de produtores de leite e queijos, e durante toda nossa vida, foi essa a nossa atividade, levando a tradição da agricultura familiar em nossas veias, produzindo queijos artesanais de leite cru e pasteurizado, tudo de forma manual, artesanal, seguindo todas as tradições mineiras do interior”.

Gama plural

A família transforma atualmente mil litros de leite por dia, parte da produção comprada de fazendas vizinhas, em queijos frescos e de maturação curta e longa, parmesãos, muçarelas, requeijões, manteigas e iogurtes.

“Produzimos queijos frescos, queijo minas artesanal, meia cura, inclusive o Lendário, queijo de nossa autoria que obteve medalha de Ouro no concurso internacional da ExpoQueijo em Araxá, MG (2021), o que vem nos abrindo muitas portas”.

As vendas são sobretudo na região sudeste do Brasil.

Terroir de altitude

A Fazenda Generosa fica na região montanhosa do sul de Minas, fazendo parte do circuito da Serra de Ibitipoca, a 905 metros acima do nível do mar.


O rebanho de raça Girolando, 30 vacas em lactação, é criado a pasto. Em épocas de seca, com silagem de milho e capim. A produção diária de leite é de 600 litros.


  • PRODUTORES: Joaquim e José Luiz Leite Carvalho
  • ENDEREÇO: Rua Joaquim José de Andrade Carvalho, 114, Quincas Tibúrcio, Andrelândia MG, cep 37.300-000
  • TELEFONE: +55 11-97772-5335
  • E-MAIL: [email protected]
  • Atendimento: Segunda – Sábado 07h às 19h
  • Instagram: @fazendagenerosa2020

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters