Menu Fechar
Fechar
image

Vídeo em destaque Aprisco Chevremon Assista Ao Vídeo

Ramon Fiúza, 59 anos, é o criador e idealizador do projeto Chevremon, que em 2015 começou a produção de leite e queijos de de cabras felizes na encosta da Serra da Moeda em Brumadinho-MG.

Chevremon significa as cabras do Ramon” explica o produtor.

Meu slogan é leite de cabra feliz…

Gama diversificada

A produção acontece em uma agroindústria familiar de pequena escala para fabricar doce de leite de cabra, queijo minas fresco e meia cura, tipo parmesão (massa prensada semi-cozida), tipo edam, sourcream (um creme de queijo ácido).

Tem também um queijo de casca florida tipo brie batizado de cabriero.

O leite também é usado na fabricação de pão de queijo em parceria com a @fornodebelooficial.

E em parceria com a Picolé Empório em Piedade do Paraopeba-MG e Belo Horizonte, é feito o picolé de cabra. “Futuramente pretendemos fazer sabão, pois o leite de cabra é excelente para a pele” anuncia Ramon.

Terroir e gestão do rebanho

Nosso terroir é muito especial. Estamos exatamente debaixo do Topo do Mundo, onde os mais corajosos voam de parapente saltando de 860 m de altitude. O leite de 70 cabras de raças Murciana, Saanen e Pardas é todo transformado aqui, uma média de 40 litros por dia” disse ele.

A criação começou em 2015. Elas comem concentrado e silagem de milho e recebem muito amor todos os dias!

Somos eu, minha esposa Cida e um ajudante para alimentar, ordenhar, produzir e vender. Estou tendo ajuda constante de estagiário de zootecnia da universidade federal de São João del Rey. Eles veem em dupla e ficam por um mês aqui. Já passaram 5 duplas por aqui” conta ele.

Trajetória

Ramon é hoje produtor cultural, cozinheiro, culinarista, produtor rural e queijeiro. Ele foi sócio proprietário da casa de Show Cabaré Mineiro, do restaurante Cozinha de Minas, da boite Máscaras, todos em Belo Horizonte, e do bistrô Belarmina, na zona rural de Brumadinho. Cansado da vida de agitos da cidade, decidiu se dedicar à uma lida rural com a família.

“Eu e as cabras temos grandes afinidades e interação. Estou provando como podemos reinventar a vida já na 3ª fase (vídeo). A atividade de criação de cabra me fez renascer com a energia de um jovem de 20 anos. Hoje vivo os melhores momentos de minha vida interagindo com as cabras” disse ele.

Os queijos são vendidos diretamente para os consumidores. O casal também recebe turistas na fazenda para visita do capril e degustação. Ver cardápio de queijos e fórmulas de visitas (em PDF)

  • PRODUTORES: Ramon Fiúza e esposa
  • ENDEREÇO: Chácara João Filé , sn, zona rural , bairro dos Carneiros, Brumadinho-MG. Cep 3546000
  • TELEFONE: 31 99665-5335
  • E-MAIL: [email protected]
  • Instagram: aprisco_chevremon
  • Facebook

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters