Menu Fechar
Fechar
image

“Me pediram para contar uma história sobre búfalos e queijos. Decidi contar uma que ainda não tem fim.”

Pedro Paulo e sua esposa Carmem são os produtores de queijo artesanal da Fazenda Santa Helena, que fica na zona rural de Sete Barras, em São Paulo. A aventura láctea na vida dos dois começou em 1985, quando compraram a propriedade em Sete Barras no Vale do Ribeira SP.

Três anos depois, em 1998, Pedro comprou suas primeiras “meninas”, búfalas que ficavam sempre resguardadas em um canto da Fazenda.

Mais tarde, aconselhado por sua esposa Carmen, Pedro que lutava com a plantação de bananas, pupunha, gengibre e mais algumas coisas, abriu a porteira e permitiu que sua criação se alimentasse de tudo quanto houvesse por ali.

O resultado foi que, logo em 2002, Pedro já estaria vendendo leite e participando da Associação dos Criadores de Búfalos do Vale do Ribeira (ARIBUVAR) como vice-presidente.

“Sempre acreditei e continuo acreditando na união dos produtores e respeito as suas necessidades” Pedro Paulo

Um dia, por dificuldade com a venda do leite, Pedro decidiu transformar em queijo sua matéria prima. Desde então, começou a se informar e relembrar as aulas de tecnologia dos alimentos. O grande mestre por trás de todo o aprendizado do casal foi o “chão da fábrica”, que ajudou o casal a desvendar os mistérios da massa filada, com ajuda de seu companheiro de massas Edgar Martins.

Em 2005, era somente Pedro e Carmen em uma sala improvisada na fazenda “cozinhando Leite de búfalas” já com a marca Fazenda Santa Helena.

Faziam, vendiam, comiam e viviam de mussarela, fabricada por eles sempre com os filhos acompanhando e esperando para comer uma beiradinha.

Com o progresso das coisas, Pedro se aperfeiçoou em vendas e produção, enquanto Edgar, seu companheiro de massas, regressava aos trabalhos com os queijos de leite de búfala e, para agregar ainda mais a produção, contrataram um ajudante que logo se tornou essencial para a produção e braço direito da Fazenda, Josiel Lameu.

Em seguida, já com o queijo estável e definido, Pedro apresentou a Fernando Oliveira de A’Queijaria sua produção, o que foi pilar para uma amizade e parceria sólida que perduram até hoje, sempre com uma troca honesta de conhecimentos e risadas.

“Fernando meu segundo mestre e também grande amigo, me iniciou nos segredos da massa curada, me abriu portas de “cavernas úmidas” que transformam um simples queijo bom em obra de arte.”

A partir disto, Pedro e sua equipe inovaram com queijos com tranquilidade, histórias e nomes próprios. Deixaram de produzir burratas e passaram a produzir Cremas, não são apenas curados ou meia-cura, são Penadinhos, Vales do Ribeira, Pais do Mato, Ambrósios e alguns outros, não são minas frescais, são Frescos de Búfalas, não são bolas são Mozzas, e por aí vai. Isso tudo porque, quem tem orgulho dos queijos que faz, quer ter a honra de batizar suas crias e não copiar nomes como “queijo tipo isso ou aquilo” impostos pela legislação.

Com toda a dedicação os queijos produzidos com leite de búfala ganharam 2 medalhas de prata e 9 de bronze no II Premio Queijos do Brasil e 1 medalha de ouro 1 de prata e 5 de bronze no III Premio Queijos do Brasil.

Após muitas dificuldades e tropeços, Pedro agora trabalha junto de seus filhos, seu braço direito, Josiel, e mais dois funcionários na produção e afinação de queijos em sua Fazenda em Sete Barras, na luta para expandir sua marca e finalmente voltar a se legalizar. Apesar de não ser uma tarefa simples ou barata, todos seguem otimistas pelo futuro da marca.

Pedro espera a mudança da legislação brasileira para poder lançar queijos de leite cru. “Infelizmente, com a situação atual, produtores pequenos que optam pelo leite cru não tem facilidade para fabricação dos queijos, mas um dia solucionaremos isso, esperamos com paciência”. Após tantas experiências, ele filosofa:

“Como antes eu já pensava, agora pensamos: o queijo nasce na fazenda aonde vivem e trabalham seres felizes e satisfeitos em suas necessidades, cresce no laticínio aonde também trabalham e exercem sua arte seres felizes e satisfeitos e se transmuta , alimenta e satisfaz seres que ficam felizes e satisfeitos. Ele é uma corrente que não pode nunca se quebrar. Espero e acredito que está história está muito longe de acabar!.” Pedro Paulo

Pedro Paulo.
  • PRODUTORES: Pedro Paulo e sua esposa Carmem
  • ENDEREÇO: Fazenda Santa Helena, Bairro do Rio Preto, Sete Barras
  • TELEFONE: 13 99751-4426
  • E-MAIL: [email protected]
  • Instagram: fazendasantahelena

Fazenda Santa Helena – Sete Barras
STB-420, Sete Barras – SP, 11910-000

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters