Menu Fechar
Fechar
image

“Foi uma mudança alimentar que me levou ao mundo dos queijos vivos! Resolvi aprender e me apaixonei. Hoje sou uma artesã de queijos em SP” resume Martina Sgarbi.

Martina segurando a tábua de degustações de queijos de Mons Formation. FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras

Ela produz queijos especiais de leite de vaca na queijaria certificada que aluga em uma fazenda em Boituva, interior de São Paulo e leva os queijos para curar na capital.

Gama de queijos da Martina. FOTO: Martina Sgarbi/Acervo Pessoal

A regra é zero química e nenhum conservante. “Meu queijo artesanal é saudável e vivo, produzido a partir do leite de vacas criadas soltas, livres no pasto. Elas se alimentam de capim e são felizes, tudo isso reflete no produto final” ressalta Martina.

Martina cuidando de queijos lácticos na escola Mons Formation na França. FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras

Depois de mais de 20 anos de uma carreira de sucesso como executiva de uma empresa têxtil, Martina economizou para mudar de vida e realizar seu sonho. O plano inicial era abrir uma leiteria urbana em São Paulo, para mostrar a magia da transformação do leite aos clientes, como tem sido uma tendência na França. Mas a legislação estadual ainda não prevê esse tipo de estabelecimento e ela partiu para a fabricação no interior.

Martina recebendo seu diploma no Instituto de Culinária da Itália. FOTO: Martina Sgarbi/Acervo Pessoal.

Ao começar a fazer seus primeiros testes, Martina viu a necessidade de estudar mais. Viajou para a Europa e fez o curso intensivo de cura da escola francesa Mons Formation e em seguida um curso de fabricação na Itália. Voltou com mil ideais e implementou uma gama de queijos saborosa e diversificada.

Aprendendo a cuidar do Mucor na escola Mons. FOTO: Débora Pereira/SertãoBras.

Gama de queijos

Cremoso da Martina: premiado 2 vezes no Prêmio Brasil de Queijos Artesanais, extremamente macio e cremoso. Suave! Cerca de 350 gr.

Marmorato: lavado na cachaça artesanal envelhecida por dois anos e colorido de urucum, com massa macia e compacta. Cerca de 200 gr.

Pinho: Queijo brasileiro com personalidade européia. Durante 3 semanas ele fica envolvido em uma casca de pinho francês. A casca, mistura de mofo branco e mucor tem como resultado uma casca naturalmente rugosa, com aroma e sabor amadeirado, levemente salgado no final. Quanto mais envelhece, mais cremoso e amarelado fica e seu sabor se intensifica. Harmoniza muito bem com vinho de uvas do tipo Muscat, Sauternes e Pinot Noir. Cerca de 200 gr.

Flora azul: queijo de massa mole, mas firme, maturado por 6 semanas e com mofo azul natural por na massa e casca. Harmoniza muito bem com vinho tinto e branco. Peças em torno de 400 g.

Frescal: é o queijo mais simples, sem processo de cura, para comer no café da manhã. Leve e sutil, é vendido em um potinho para guardar toda sua umidade e frescor. Cerca de 350 gr.

Crema: de mofo branco, ele tem uma massa fechada, textura macia e é enriquecido com creme de leite natural de soro. Em formato redondo (280 gr) ou pirâmide. Cerca de 200 gr.

Cerva: Maturação média de 2 meses. Lavado de 4 a 5 vezes na cerveja artesanal Larger. Massa fechada, macia e amanteigada. Derrete na boca. Cerca de 200 gr.

Onde encontrar

Martina prefere vender seus queijos direto para o consumidor. “Sinto que a venda direta me permite de ter retornos mais rápidos que me dão a certeza de estar no caminho certo. Eu gosto dessa relação com os clientes, é muito enriquecedor” disse ela.

Ela vende os queijos por peça ou em tábuas e kits harmonizados com outros alimentos, como frutas da estação, frutas secas, nuts, mel orgânico, brownie artesanal, copa defumada artesanal e pão sueco de um artesão dinamarquês de Boituva

Dicas para degustação

Meus queijos são um alimento vivo. Deixe na geladeira em potes fechados para proteger do ressecamento, abrindo de vez em quando para que eles possam respirar. Ao degustar, tire da geladeira meia hora antes para que ele possa liberar naturalmente todos os sabores e aromas naturais.

Contato

Instagram: @qjomartina
Whatsapp: 11 99868-8541
Site: qjomartina.com.br/

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters