Menu Fechar
Fechar
image

Nossa História

A história do queijo Taquaral vem de outras gerações. Dona Cora, como era conhecida por todos, herda a propriedade rural de seu falecido esposo Epaminondas no ano de 1994.

Mesmo com sua idade avançada, Dona Cora assume e cuida da fazenda até o fim de seus dias com muito amor e dedicação. A Fazenda Taquaral, está localizada no município de Sacramento – MG na região do Triângulo Mineiro, mais precisamente na Microrregião de Araxá.

Tradicionalmente criando gado de corte da raça Nelore durante décadas, por uma ocasião do destino, a atividade leiteira nasce na Fazenda.

Através da aquisição de uma pequena ordenha mecânica usada e algumas poucas vacas da raça Girolando, em 2019, o que era um antigo sonho de um dos filhos de Dona Cora começa a se tornar realidade.

José Américo, o segundo filho de nove irmãos, dá início a nova atividade de forma despretensiosa na Fazenda.

Apesar de ter construído sua vida em São Paulo sempre teve uma paixão especial pela atividade Leiteira, mas devido à distância e compromissos profissionais não tinha tido, até então, a oportunidade se dedicar a essa atividade.

Por ocasião da pandemia, em 2020 seu irmão e sócio José Artur (Kiko), ao passar o período de quarentena na fazenda também tomou gosto pela nova atividade.

Com sua visão empreendedora, Kiko enxerga a possibilidade e necessidade de um novo olhar para a atividade.

Contando sempre com suporte e dedicação da irmã Maria Flávia (Tata), José Américo e Kiko resolvem então, juntos, transformar o que era a realização de um sonho em um novo negócio.

Através da aquisição de novos animais, investimento em tecnologia e infraestrutura, a produção de leite ganha escala, tendo como clientes os laticínios da região.

Buscando uma melhor remuneração da atividade, surge então a ideia da produção de queijo minas artesanal, como forma de agregar valor à atividade leiteira.

No início, com uma produção pequena, atendendo somente a região local, a qualidade e sabor do queijo chamam a atenção, tendo uma ótima aceitação pela clientela recém formada. A partir daí foi um caminho sem volta.

O negócio foi tomando corpo e crescendo dia após dia. Novos investimentos foram feitos, dessa vez com foco
na construção de uma nova queijaria nos padrões técnicos exigidos para certificação do produto, permitindo hoje a comercialização em todo território nacional através da conquista do selo ARTE. Essa é a história do Queijo Taquaral,
um Queijo Minas Artesanal feito com leite cru, pingo, coalho, sal e Amor.


Nossos queijos

Contatos

e-mail: [email protected]

Telefone: (34) 999871481

Instagram: https://www.instagram.com/queijostaquaral/

I

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters