Menu Fechar
Fechar
image

Renato Souza é de uma família apaixonada por queijo. O Avô do produtor vendia leite, mais tarde os pais de Renato, Cláudio e Maria, começaram a fazer queijo, a receita tradicional do queijo artesanal de Alagoa.

No início, Renato tentou a vida na cidade grande. Mas vendo como era difícil percebeu que não era aquilo que queria para a sua vida, então voltou para Alagoa. Foi trabalhar com os pais na roça, tirando leite, fazendo queijo e cuidando do sítio. Em 2017, os compradores dos seus queijos, os atravessadores, passaram a colocar um preço muito baixo no queijo, o que dificultou bastante a vida da família. Era difícil pagar a ração do gado e para as despesas da fazenda.

A queijeira chegou a ficar com mais de 600 kg de queijos empacados sem ter para quem vender. Vendo a situação dos pais, Renato e sua esposa Thaylane colocaram no carro 12 peças de queijos de 5 kg cada e saíram para as cidades vizinhas. Venderam só 2 peças e voltaram com 10 dentro do carro. Sem esperança, a família decidiu vender por qualquer preço que pagassem. Já não havia mais espaço para colocar os queijos na queijaria e as contas estavam acumulando. Em Julho de 2018 Renato e Thaylane decidiram pegar o dinheiro que estavam juntando para o casamento e compraram uma máquina de embalar a vácuo e investiram dinheiro também em embalagens e em rótulos. Era o que faltava para a comercialização deslanchar.

Devagar, foram entrando nas cidades vizinhas e divulgando o queijo que passou a se chamar “Queijo Artesanal de Alagoa MG Fazenda Bela Vista”. A venda direta passou a ser diretamente aos pontos de vendas.

Maria, Claudio, Renato e Thaylane, da fazenda Bela Vista. FOTO: Thaylane Siqueira/Acervo Pessoal

Começaram a participar de concursos. No 1º, em 2018, o queijo da Fazenda Bela Vista foi eleito o Melhor Queijo Artesanal de Alagoa. Mas o casal não parou por aí. No mesmo ano foram para São Paulo e participaram do Prêmio Queijo Brasil e lá também conquistaram mais prêmios.

Em 2019 receberam o convite do amigo e também produtor rural de Alagoa Humberto para enviar 3 exemplares do queijo da fazenda para Mondial du Fromage na França. A portadora foi a Marly Leite do queijo Senzala de Araxá-MG.

Casamento tão sonhado. FOTO: Thaylane Siqueira/Acervo Pessoal

“No início seria apenas mais um concurso que iriamos participar. Colocamos os queijos no correio e pronto. Só ficamos sabendo que tudo tinha dado certo pelo instagram do queijo canastra e foi aí que veio a maior e melhor notícia, a Fazenda Bela Vista conquistou medalhas com os 3 exemplares de queijos enviados: 1 ouro e 2 bronze. Foi muita alegria passar por tudo que passamos e ter esse reconhecimento, é tudo que um produtor rural merece. Essa conquista não é só da Fazenda Bela Vista, mas sim de todos os produtores rurais de Alagoa que colocam a mão na massa todos os dias. É o primeiro ouro de Alagoa em um mundial de queijo,” disse Thaylane.

** Devido a pandemia, estamos fechados para visitação! **

Pontos de Venda

Alagoa – MG
Fazenda Bela Vista
Villarejo Café

Itanhandu – MG
Supermercado Mafra

Passa Quatro – MG
Mercadinho do Lourencinho
Mercearia do Lico

Pouso Alto – MG
Restaurante Lírio do Vale
– Uai Distribuidora

São Lourenço – MG
Di Minas Queijaria

Caxambú – MG
Empório RGS
O Rei do Queijo

Aiuruoca -MG
Armazém Macieira

Tiradentes – MG
Rocambole e Cia

Muzambinho – MG
Venda do Neca

Igarapé – MG
– Rei Artur Empório e Bistro

Florianópolis – SC
Ao Queijo

Taubaté – SP
Winne2all

Americana – SP
O mió do queijo

São Paulo
Armazém do Mineiro

Guarulhos – SP
República UAI

Porto Velho – RO
Canto do Queijo

Brasília – DF
Empório Capital

Rio de Janeiro
Italia In Barottolo

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters