Menu Fechar
Fechar
image

Raphael Moura é o criador do queijo Angélique, um queijo de massa mole e casca florida que ganhou medalha super Ouro no Mundial do Queijo do Brasil, que aconteceu em agosto de 2019, na cidade de Araxá – MG.

“Foi esse evento que me motivou a ser produtor de queijo. Eu vi o anúncio do concurso, fiquei com vontade de participar e comecei a pesquisar na internet uma receita de queijo Camembert. Li vários artigos científicos e consegui uma receita. Depois peguei o leite da fazenda da família da minha esposa e fui transformar”

Raphael Moura

Com a criatividade de um brasileiro, Raphael Moura desenvolveu uma excelente solução para criar o ambiente necessário para curar o queijo por 15 dias. “Enchi um isopor de gelo para manter a temperatura a 10 ºC e ficava vigiando para não esquentar nunca a uma temperatura acima de 14 ºC, com o queijo protegido dentro de um pote para não perder a umidade” conta ele.

O Resultado? O Prêmio super ouro no Mundial. Os jurados comentaram que parecia até um Camembert industrial, sem nenhum defeito. “O desafio agora é fazer a mesma receita para comercialização, ou seja, seguir as regras para conseguir legalizar a produção, manter o padrão, trabalhar para nossa inserção no mercado, estou batalhando para que tudo seja bem correto” disse Raphael.

Raphael aprendendo a produzir o queijo Brillat Savarin. FOTO: Gabriel Almeida/SerTãoBras

Depois do prêmio, Raphael quer se aprimorar. Fez todos os curso com Hervé Mons e Débora Pereira no Festival Fermentar de Goiânia, de fabricação a venda, passando pela cura, e em seguida fez o curso de formação de jurados em São Roque de Minas – MG.

Raphael, primeiro à direita, em curso de degustação no Festival Fermentar de Goiânia. FOTO: Gabriel Almeida/SerTãoBras

Matéria prima de primeira qualidade não falta. O leite vem de um rebanho de 90 vacas da raça Jersey na cidade de São Miguel Arcanjo, São Paulo. “Foi o arcanjo Miguel que inspirou o nome Angélique” confessa ele. As vacas se alimentam de silagem e pastam 2 horas por dia.

Rebanho

PRODUTOR: Raphael Moura

ENDEREÇO: Faz Rural Vale Verde – s/n – São Miguel Arcanjo – SP

TELEFONE: (11) 98019-6205

INSTAGRAM: @fazendavaledosanjos

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters