Menu Fechar
Fechar
image

 Marco Paulo Quirino Costa é fabricante do Gir da Lenda, um queijo de leite cru de massa semi prensada que ele cura 40 dias para potencializar o sabor. “Pertenço a uma família, originalmente rural, desde os idos de 1837, quando meu bisavô Luís Quirino construiu a Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, Minas Gerais. De lá pra cá, já sou a 4º geração de produtores de leite e consequentemente seus derivados, mais especificamente o queijo” se orgulha Marco.

Queijo Gir da Lenda. FOTO: Marco Paulo Quirino Costa

“Somos criadores do gado da raça GIR. Animais rústicos, originários da India, sendo o Gir um zebuíno com aptidão leiteira. Este gado produz um leite de ótima qualidade, com altos teores de gordura e extremamente saboroso, tornando-se assim, um dos melhores para produção de queijos.”

Marco foi jurado do Mundial do Queijo do Brasil.

O queijo do Gir da Lenda é feito há mais de 20 anos. Mas Marco sentia  que necessitava se aprofundar na arte de maturação de queijos e viajou para a França para assistir ao curso intensivo de cura da Maison Mons em setembro de 2018. Após ter aulas teóricas e práticas de métodos de cura diferentes para cada família tecnológica queijeira, ele voltou com força total para revolucionar o queijo artesanal brasileiro.

“Eu vi que precisava dar um “up grade” no meu negócio. Estamos vivendo aqui no Brasil,  um momento jamais visto, quanto à valorização da produção e comercialização de queijos. Marco agora dá consultorias para produtores de queijo que queiram implantar um sistema de maturação na sua produção.

Album de fotos da formação de Marco na França.

Contato: 55 34 99318 1515
e-mail: mp. [email protected]
Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, MG
Facebook

Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, MG

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters