Queijo Gir da Lenda

 Marco Paulo Quirino Costa é fabricante do Gir da Lenda, um queijo de leite cru de massa semi prensada que ele cura 40 dias para potencializar o sabor. “Pertenço a uma família, originalmente rural, desde os idos de 1837, quando meu bisavô Luís Quirino construiu a Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, Minas Gerais. De lá pra cá, já sou a 4º geração de produtores de leite e consequentemente seus derivados, mais especificamente o queijo” se orgulha Marco.

Queijo Gir da Lenda. FOTO: Marco Paulo Quirino Costa

“Somos criadores do gado da raça GIR. Animais rústicos, originários da India, sendo o Gir um zebuíno com aptidão leiteira. Este gado produz um leite de ótima qualidade, com altos teores de gordura e extremamente saboroso, tornando-se assim, um dos melhores para produção de queijos.”

Marco foi jurado do Mundial do Queijo do Brasil.

O queijo do Gir da Lenda é feito há mais de 20 anos. Mas Marco sentia  que necessitava se aprofundar na arte de maturação de queijos e viajou para a França para assistir ao curso intensivo de cura da Maison Mons em setembro de 2018. Após ter aulas teóricas e práticas de métodos de cura diferentes para cada família tecnológica queijeira, ele voltou com força total para revolucionar o queijo artesanal brasileiro.

“Eu vi que precisava dar um “up grade” no meu negócio. Estamos vivendo aqui no Brasil,  um momento jamais visto, quanto à valorização da produção e comercialização de queijos. Marco agora dá consultorias para produtores de queijo que queiram implantar um sistema de maturação na sua produção.

Album de fotos da formação de Marco na França.

Contato: 55 34 99318 1515
e-mail: mp. [email protected]
Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, MG
Facebook

Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, MG

Leia Mais
Mapa libera placa de caseína nos queijos