Queijaria Tio Lico

Produzido por uma família queijeira tradicional da cidade de Santo Antônio da Patrulha, localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, o queijo artesanal Colonial da Queijaria Tio Lico, obtido a partir de leite cru, é oriundo de uma pequena produção característica da agricultura de base familiar.

O nome da queijaria vem do apelido dado ao nosso bisavô Hélio Barcelos, que produzia leite e queijo para comercializar na região e por este fato é muito conhecido na cidade.

Augusto Barros

O rebanho é formado por vacas das raças Girolando e Jersey, essa última capaz de produzir um leite que apresenta maior qualidade nutricional com elevado teor de sólidos totais, principalmente de gordura, o que confere ao queijo produzido pela família uma massa untuosa e uma textura macia, porém firme. As vacas são criadas a pasto, livres para se alimentarem do pasto nativo.

A maturação mínima é de 60 dias e realizada na própria fazenda em tábuas de Araucária, espécie nativa e um dos ícones da região. Após este período, o queijo está pronto para ser embalado e comercializado.

PRODUTOR: Augusto Barros de Barcelos

ENDEREÇO: Rua Celestino Barcelos, nº 10, Santo Antônio da Patrulha – RS

TELEFONE: (51) 991332169

E-MAIL: [email protected]

Leia Mais
Casa de Minas O CARRETEIRO