Queijo Canastra Quinta de Sant’Ana

Queijos quinta de santana

Os produtores Cláudia Mendonça e Odil Pereira fazem queijos de leite de vacas da raça Jersey na cidade de Delfinópolis, Minas Gerais, região da Serra da Canastra. As vacas se alimentam de pasto e recebem concentrado quando estão em lactação. Os queijos fabricados são o queijo canastra com mais de 22 dias de maturação. Os queijos inteiros pesam aproximadamente 1 kg, e são vendidos também em 1/2 peça e 1/4 de peça. A queijaria fabrica também o queijo canastra desidratado de nome Canastra Crispy que pesa 60 gr a embalagem.

Queijaria Quinta de Sant'Ana
Queijaria Quinta de Sant’Ana. FONTE: Claudia/acervo pessoal.

São fabricados de 8 a 10 queijos por dia. Em algumas épocas do ano o queijo tradicional curado fica coberto por mofo branco natural. “É um processo natural, esse mofo é nativo da região e deixa o queijo com um sabor especial e mais acentuado, conforme o tempo de maturação.” explica Cláudia.

Vacas Jersey
As vacas ficam a pasto no verão e recebem concentrado no inverno. FONTE: Cláudia/acervo pessoal.

Os queijos são de leite cru e as vendas são feitas diretamente na fazenda Pedra da Lua e online (contatos abaixo). A fazenda de 5 alqueires também recebe turistas para conhecer a queijaria e ver o processo de maturação todos os dias da semana, é necessário agendar. (contatos abaixo) Horário: 10h e 16h.

Queijo Quinta de Sant'Ana
Queijo Quinta de Sant’Ana com mofo branco que aparece em algumas épocas. FONTE: Cláudia/acervo pessoal.

A região do Parque Nacional da Serra da Canastra, com suas paisagens maravilhosas e sua gente, sempre nos cativou. Nos apaixonamos pela terra à primeira vista, e a sensação que ficou, desde o primeiro momento em que pisamos no local, foi que a própria terra nos abraçava e nos convidava a ficar. Assim surgiu a Quinta de Sant’Ana.

Cláudia Mendonça
Queijo Crispy
Queijos canastra crispy feito na queijaria Quinta de Sant’Ana. FONTE: Cláudia/acervo pessoal.

Cláudia orienta seus clientes sobre o consumo: “Como se trata de um alimento vivo, mesmo que em baixa temperatura, o queijo vai se transformando ao longo do tempo. Para degustá-lo com as características em que chegou a sua casa, sugerimos o consumo em até 1 mês. Isso não significa que os queijos estraguem depois disso, mas após aberto, ou seja, com o interior já exposto, o mesmo vai perdendo a umidade com o tempo. Transforma-se!”.

Cláudia Mendonça

Telefone: (19) 97414-1431

E-mail: [email protected]

Instagram: @queijaria.quintadesantana

Facebook: QuintadeSantAnaQueijaria

Site: http://quintadesantana.com.br/

LOJA DO QUEIJO:

QUEIJO CURADO

QUEIJO DESIDRATADO CRISPY

QUEIJO CANASTRA 1/2 PEÇA

QUEIJO CANASTRA 1/4 PEÇA

Leia Mais
Queijaria Jeito de Mato