Boletim sobre queijos artesanais II – Higiene em queijarias artesanais

Saudações estimados Amigos e Amigas desta Sociedade Queijeira!

Professor Cleube Boari

Vivemos em um momento bastante complicado para o mundo! Infelizmente, o novo coronavirus (covid-19) veio novamente nos mostrar o poder que a vida microbiológica exerce sobre nós, seres humanos. Existe sim um mundo invisível que nos influencia a todo instante, até mesmo dentro da gente (microbiota do nosso trato gastrintestinal). Na nossa Queijaria não seria diferente! São muitos fungos filamentosos (mofos), leveduras e bactérias, alguns muito bons… outros muito ruins. A higienização toca exatamente na nossa relação com o mundo microbiológico existente nas superfícies de nossas propriedades, Queijarias e Lojas! Este será o assunto deste nosso boletim técnico número 2.

Embora a vida pareça ter perdido o rumo nestes últimos tempos reforço a magnitude que a produção artesanal de alimentos terá em nossa recuperação econômica e social. Serão muitos empregos mantidos e gerados… arrecadação e desenolvimento local. Todos estão de parabéns, pois além de nos presentear com alimentos de tamanha nobreza também participarão da reorganização de nosso País. Muito obrigado a todos vocês que não pararam e nunca pararão!

Continuaremos aqui com a nossa proposta de oferta gradual e continuada de conhecimento úteis à produção artesanal de Queijos. Entregamos-lhes este segundo número e já estamos trabalhando no terceiro. Caso ainda não tenha se cadastrado para recebê-los, envie um email para [email protected] Basta enviar o email apenas uma vez para que ele seja adicionado a nosso cadastro.

Desejamos a todos excelente estudo! Compartilhem este material … É nosso … !!!! ….

BOLETIM EM PDF

Cleube Boari – Professor na UFVJM

Leia Mais
Queijo como patrimônio