Queijo Canastra Guriteiro

Queijo merendeiro
Queijo merendeiro. FONTE: Mariza/acervo pessoal.

Mariza Arantes é produtora de queijos de leite de vacas, aos pés da Serra Gurita. É a sexta geração de produtores que mantem a produção do queijo canastra, em versão tradicional e merendeiro.

Mariza e seus filhos Lucas e Bruna
Mariza e seus filhos Lucas e Bruna. FONTE: Mariza/acervo pessoal.
Gurita da canastra
Gurita da canastra. FONTE: Mariza/acervo pessoal.

Os queijos são feitos de leite cru. As vendas são feitas online (contato abaixo). O queijo se comporta de forma natural: na primavera aparece o mofo branco (Geotrichum Candidum) natural da região, o que resulta em peças limitadas de queijo canastra “casquinha”, bem enrugado com interior mais cremoso.

Queijo Canastra Casquinha.
Queijo Canastra Casquinha. FONTE: Mariza/acervo pessoal.

“Não é somente fonte de renda e alimento, como também uma herança familiar da qual temos muito orgulho e gratidão. Tudo é feito com muito amor, zelamos pelo bem estar dos nossos animais, e isso reflete inteiramente no sabor do queijo”

Mariza Arantes
Queijo Gurita da Canastra
Queijo Gurita da Canastra. FONTE: Mariza/acervo pessoal.

Texto de Bruna Arantes, a poeta da Canastra

A Gurita da Canastra é uma parceria familiar de Mariza e seus dois filhos, Lucas e Bruna. O Queijo Canastra Guriteiro é produzido pela Mariza, a dona das nossas mãos de ouro, recebendo os seus cuidados maternos diários. E, contamos também com o apoio de nossos avós que agregam aos queijos uma significativa dose de experiência canastreira.
A nossa produção acontece na propriedade localizada ao pé da Serra Gurita, entre São Roque de Minas e Vargem Bonita. Produzimos o Queijo Canastra Tradicional, porém na primavera a natureza nos presenteia com o mofo branco, resultando em peças limitadas de Queijo Canastra Casquinha.
A marca Gurita da Canastra nasceu em 2017, sendo um sonho familiar que saiu do papel, mas a produção artesanal de Queijo Canastra existe desde 1991. Sendo esta a data em que Mariza e Zacarias se casaram, constituíram nossa família e deram continuidade à uma tradição que está em nossa árvore genealógica há 6 gerações, sendo não somente fonte de renda e alimento, como também uma herança familiar da qual temos muito orgulho e gratidão.
A Serra Gurita é a inspiração do nosso nome e está representada em nossa arte, sua localização é ao lado da Serra da Canastra. Serra Gurita + Serra da Canastra: Gurita da Canastra. A história da nossa marca basea-se no fato de estarmos localizados nessa região e, tem também um importante significado afetivo, sendo a Gurita o local “onde nossos corações fazem morada”.
Nosso carinho pela região é por termos morado temporariamente na propriedade rural localizada no alto da serra, onde vivemos de forma simples, mas com o luxo do banho de cachoeira, sem energia elétrica, mas sem notificações de celulares, isolados do mundo, mas extremamente conectados uns aos outros. Foi quando reconhecemos a real riqueza que está nos momentos simples e em família, representando a melhor fase de nossas vidas ainda na presença do nosso patriarca Zacarias, que hoje já não se encontra entre nós.
Durante muitos anos nós tínhamos o Queijo Canastra como única forma de armazenar leite, mas hoje produzimos com a responsabilidade de compartilhar com o mundo um produto histórico, de qualidade, produzido com as mãos e com amor, diretamente da nossa família para as dos nossos consumidores.
Afinal, como disse Isabela Assumpção: “Nos corações desses mineiros da Canastra, dois sentimentos batem forte: o orgulho pelo queijo que fazem e a paixão por esse pedaço da serra em que vivem.”

Queijo gurita da canastra
Queijo gurita da canastra. FONTE: Mariza/acervo pessoal.

Gurita da Canastra pdf

Maturação pdf

Conservação pdf

Telefone: (35) 99765-7759

E-mail: [email protected]

Facebook: Gurita da canastra

Instagram: @guritadacanastra

Leia Mais
Livro sobre o queijo do Serro será lançado no sábado