Queijo Curral de Pedra

Queijo mofo branco fazenda Bicame
Queijo mofo branco fazenda Bicame. FOTO: Etania/acervo pessoal.

Desde 2015 Etania Costa, conhecida como Taninha, matura queijos artesanais em São Roque de Minas junto com seu marido José Antônio e seu filho João Paulo. Os queijos são feitos de leite cru por produtores da região da Canastra.

José Antônio, Etania (Taninha) e João Paulo
José Antônio, Etania (Taninha) e João Paulo. FONTE: Etania/acervo pessoal.

Ela matura o canastra tradicional, em torno de 1 kg, e o merendeiro, 400 gr. O queijo ralado para pão de queijo é vendido por quilo.

Queijo Ralado
Queijo Ralado. FONTE: Etania/acervo pessoal.

Na sala de cura de Taninha, o mofo branco (Geotrichum candidum) aparece naturalmente, sem ser preciso acrescentar nenhum fermento do comércio. O queijo ganhou medalha de prata no Concurso mundial de queijo em Araxá em 2019.

Queijo canastra
Queijo canastra da Taninha. FONTE: Etania/acervo pessoal.

Etania e seu marido escolheram o nome Curral de Pedra para batizar o queijo curado por eles, uma homenagem a essas construções históricas que vemos ao passear na Serra da Canastra. Eram locais usados para criação e comércio de gado, e mesmo como sede da fazenda, por alguns meses do ano.

Queijos da Fazenda Bicame
Queijos da Fazenda Bicame. FONTE: Etania/acervo pessoal.

A fazenda Bicame fica situada ao pé da Serra da Canastra a 2 km da portaria do Parque Nacional da Serra da Canastra, na cidade de São Roque de Minas. Recebe turistas de segunda a sábado e Domingo (somente nos feriados) e não é necessário agendar.

Horário: 7h-19h.

PRÊMIOS

Medalha de prata no concurso mundial de queijo em Araxá em 2019

Telefone: (37) 98829-1734

Instagram: @queijodataninha

Facebook: Quejos da Taninha

Leia Mais
Queijo Serra do Bálsamo