Queijo canastra da Raquel

Rebanho e sede fazenda Santiago.
Rebanho e sede da fazenda Santiago.FONTE:Marco Antonio/Acervo pessoal

Raquel Costa Faria é produtora de queijos de leite de vacas mestiças das raças Caracu, Gir, Jersey e Holandês, na cidade de São Roque de Minas, Serra da Canastra. Ela vem seguindo a tradição que é passada pela família, é a quinta geração de produtores de queijo. Os queijos fabricados são o meia cura e curado, que pesam em torno de 1 kg. E o merendeiro em torno de 300 gramas.

Rebanho da fazenda Santiago
As vacas são mantidas a pasto o ano todo e no inverno recebem silagem de milho para complementar a alimentação. FONTE: Marco Antônio/acervo pessoal

Os queijos são feitos de leite cru e as vendas diretamente na Fazenda Santiago. Uma loja com doces, pingas, cafés, farinhas e artesanatos recebe cliente, mas a venda pode ser feita por telefone ou online (contato abaixo). A Fazenda também recebe turistas todos os dias da semana para ver a fabricação e conhecer a fazenda.
Horário: 8h-17h.

Doces produzidos na fazenda Santiago
Doces e queijo produzidos na Fazenda Santiago. FONTE: Marco Antônio/acervo pessoal

Raquel aprendeu com sua mãe. Desde os seus seis anos ela e sua irmã subiam no toquinho para fazer queijos nas férias: merendeiro, tradicional… Ela recebia por esse serviço e ficava bem feliz!

Família Faria da fazenda Santiago
Da esquerda para a direita: Júlio (marido da Raquel), Luis Fernando (filho do casal), Raquel e José Antônio (pai da Raquel e dono da Fazenda Santiago). FONTE: Marco Antônio/acervo pessoal

“Penso que sempre temos que fazer o que gostamos”, Raquel.

Queijos produzidos na fazenda Santiago.
Queijos produzidos na Fazenda Santiago. FONTE: Marco Antônio/acervo pessoal

Instagram: Queijo Fazenda Santiago

Telefone: (37) 98831-0608

Leia Mais
Mudanças na inspeção sanitária beneficiam agricultores familiares