Queijo J&C, Serra da Canastra

Jadir da Costa Pereira e sua esposa Cida fabricam queijo na Fazenda São Bento (Vargem Grande Serra da Canastra), continuando uma tradição familiar de várias gerações.

Cida e Jadir.

“Cresci vendo meus pais fazendo queijo, eles trabalhavam na fazenda do Carlito e da Rosa, onde a tradição do queijo artesanal é antiga. Morei com eles até a idade de 27 anos. Desde 1983 comecei a fazer queijos, já paramos algumas vezes porque as condições de vida são difíceis para o pequeno produtor, mas sempre voltamos e continuamos pois essa tradição é familiar, é a nossa raiz. Nós participamos do Mundial do Queijo do Brasil em Araxá e lá percebemos que nosso queijo tem futuro!” disse

Os queijos frescal, meia cura e curado são vendidos no próprio local. Também é possível encomendar para entrega por queijeiros parceiros.

A gama de produtos artesanais da fazenda é enriquecida com manteiga de leite cru e doces. Os doces são feitos no tacho de cobre em fogão à lenha, receita de família.

“Todos nossos produtos são sem conservantes, sem aditivos. No queijo usamos leite, sal, coalho e pingo, que garante o sabor e a qualidade do queijo” disse Jadir.

Ele está no momento fazendo as adaptações necessárias para regularizar a produção de acordo com o estipulado pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM da prefeitura de São Roque de Minas, Minas Gerais.

O rebanho de 68 vacas felizes, sendo 48 leiteiras, pastam em campos naturais à vontade, na propriedade de 49 hectares. O casal recebe turistas para conhecer de perto o seu modo de fazer queijo e as belezas da natureza da fazenda.

Contato

Telefone: (37) 9 9806 3486
(37) 9 9955 5242

LOJA DO QUEIJO:

MERENDEIRO

CURADO

Leia Mais
Benefícios do leite cru