Chico Severino, loja de queijos em Belo Horizonte

Chico Severino é uma loja especializada em queijos artesanais mineiros que vende no local e pela internet .

A gama de mais de 60 variedades de queijos é exclusivamente feita de leite cru de vaca, cabra ou ovelha só do Estado de Minas Gerais.

Queijos Maria Nunes (Serro), queijo Carranca e queijo do Vau. FOTO: @baldobaldobaldo3

O cliente encontra preciosidades recém inventadas como o Névoa Valençuai, de cabra, do Rancho das Vertentes (Barbacena) e o queijo de leite de vaca do Cerrado “Manoel” do curador João Bello (Cerrado), maturado com cinzas em Belo Horizonte.

FOTO: Francisco Vicente

Além de queijos bem tradicionais, como o “Dona Iaiá” de Conceição do Mato Dentro da produtora Marília Simões Jorge.

Queijaria Chico Severino / FOTO: Francisco Vicente

Todos os queijos são certificados e muitos deles premiados nacionalmente e internacionalmente das regiões queijeiras tradicionais de Minas Gerais e de outros lugares , prezando por produções sustentáveis e que adotem boas práticas higiênico-sanitárias.

FOTO: Chico Severino

Os sócios viveram uma reconversão profissional para chegar no mundo dos queijo. Paulo Roberto de Melo, foi arquiteto por 20 anos. Mas sempre teve um “pé na roça” da Serra da Canastra, pois sua família é de Piumhi-MG.

Paulo e Francisco. FOTO: .chicoseverino.com/

“Respeito e parceria com os produtores; comprometimento com a tradição do Queijo Minas Artesanal; ética e profissionalismo para proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes são os nossos valores”, disse Paulo.

Francisco Vicente Severino, que batizou a loja, trabalhou no mercado financeiro agrícola até decidir Artesanal com certificação em produção de queijos do Serro e da Canastra e especialista em pecuária de leite. Além da loja, ele continua trabalhando com amostragem, coleta, transporte e qualidade do leite; melhoramento genético e controle zootécnico de rebanhos leiteiros. Seu foco é a produção de leite a pasto, com vacas bem nutridas e confortáveis e manejo homeopático, assim como produção de leite orgânico. É Pós-graduando em Pecuária Leiteira.

FOTO: Chico Severino.

“Nossa principal meta é valorizar e promover o Queijo Minas Artesanal e outros queijos artesanais do estado, produzidos fora do circuito das regiões tradicionais, oferecendo qualidade, variedade e uma completa experiência sobre os sabores e a cultura do tradicional queijo mineiro” disse Chico.

FOTO: Paulo Roberto

Degustações dirigidas

Paulo e Chico realizam também eventos de degustação de descoberta des queijos mineiros. Acompanhamentos como goiabada, doce de leite, geleias, café e cachaça compõem a experiência gustativa autêntica da gastronomia caipira queijeira. Tudo em um só local, uai!

Degustação no restaurante Dona Lucinha, em Belo Horizonte. FOTO: @juniagarridofotografia

Loja de queijos Chico Severino

FOTO: Paulo Roberto

Contato

>> Site
>> Instagram

31 3267-3198 / 31 99789-5272

Rua Grão Mogol, 614, Carmo – Belo Horizonte MG

Leia Mais
O modo de vida do queijo em destaque mundial