Rota do Rancho, Canastra

Rota do Rancho é o queijo da Canastra feito pelo casal Ariele e Cailon Pereira na fazenda Sapecado, em Vargem Grande, microrregião da Serra da Canastra.

Rancho da Serra. FOTO: Ariele Santos
FOTO: Ariele Santos
Ariele e Cailon.
FOTO: Ariele Santos

“Somos fabricantes de queijos a gerações. Trazemos em nosso DNA essa cultura essa tradição, e no rosto as marcas de quem trabalha de sol a sol incessantemente. Fabricamos queijos, como nossos antepassados, praticamente da mesma forma porém, como tudo na vida, também evoluímos.
Hoje onde vivemos, estamos melhorando nossa estrutura, modernizando nosso dia a dia e usando novas tecnologias. Todavia não foi sempre assim…
Há alguns anos, nos mudamos para cá com a intenção de melhorar as coisas, porém não havia nada, nem curral, nem queijaria, nem casa, nem nada que se possa esperar para se fazer nosso trabalho. Apenas um ranchinho sem energia nem água encanada. O dia a dia era buscar água no córrego para tudo, minha mãe cozinhava no fogão a lenha e fazíamos os queijos ali mesmo. Quando chovia, ah quando chovia… A lama tomava conta de tudo, chegava a entrar nas botas. A água do córrego ficava lamacenta, coletávamos água da chuva para usar. Nessa época de chuva sempre se vendeu queijo muito barato, era muito difícil.

Antiga queijaria, o rancho. FOTO: Ariele Santos

Porquê a Rota do Rancho

A ordenha era feita no curral e depois era necessário levar o leite até o rancho, não havia ainda a queijaria nova. Na época de mais leite, o transporte era em carrinho de mão, quando era pouco, ia em baldes nas costas. Essa era a rota que fazíamos várias vezes ao dia: a rota do rancho.
Tudo muda. Aqui também não é diferente, também mudou.
Hoje temos uma boa queijaria não precisamos mais transportar o leite. Fazemos o melhor que podemos para fabricar um bom produto. Novos horizontes, novas responsabilidades. Porém em nossas mentes sempre permanecerá viva a lembrança da ROTA DO RANCHO.

Vista da nova estrutura. FOTO: Ariele Santos
FOTO: Ariele Santos
FOTO: Ariele Santos

No começo, a gente fazia queijo por necessidade, hoje é mais que isso, fazemos queijo porque queremos investir em um produto de qualidade, diferenciadodisse Cailon.

FOTO: Ariele Santos

Na fazenda, eles vendem queijos frescos e curados. O rebanho de 50 cabeças tatu com cobra pasta à vontade na propriedade de 70 hectares. Tudo é feito à mão. Todos os queijos são de leite cru, como é tradição na região.

“Acreditamos que o queijo deve ser o mais natural possível: leite, coalho, pingo e sal. Nenhum aditivo, conservante ou processo mecânico, tudo é artesanal, temos orgulho de nossos queijos” disse Ariele.

Os queijos são vendidos no local ou por telefone.

Contato:

Fazenda Sapecado/Vargem Grande
Estrada São Roque de Minas / Leites Km8
Facebook: Rota do Rancho
Instagram: @rotadorancho
Tels: (37) 9 9959 7248 ou (37) 9 9915 1741
[email protected]

Fotos: Cailon Pereira Silva

Leia Mais
Conheça o tradicional queijo canastra