Canastra Três Irmãs

FOTO: Milena Alves

Milena Alves da Silva, 19 anos, é produtora do queijo canastra “Três Irmãs”, na fazenda Nossa Senhora da Aparecida, em Vargem Grande, município de São Roque de Minas. A fazenda está aberta para a visitação de turistas e clientes. Os queijos são vendidos principalmente frescos, mas ela conta que já se prepara para se aventurar nos processos de cura. “Fiz cursos de boas práticas e de maturação. Antes a gente achava que vender queijo fresco era melhor, mas descobrimos que não é bem assim. A maturação dá mais valor ao queijo”. 

Queijo Três Irmãs.FOTO: Milena Alves
FOTO: Milena Alves

O queijo foi batizado de Três Irmãs em homenagem a última geração, as três filhas do casal Elmo e Renilda Silva: Emilayne Aparecida da Silva (22), Milena Alves da Silva (19) e Mirella Cristina da Silva (14). São elas que tomam as principais decisões ligadas à produção de queijo. E claro, recebem a benção dos pais. “Meu pai ficou doente em 2019 e na mesma época perdemos metade das vacas. Até pensamos em desistir, mas no fim decidimos continuar focando na qualidade do queijo”. 

Da esquerda para direita, Emilayne, Milena e Mirella.

“É nessa pequena fazenda que a família Silva tira seu sustento através do queijo há mais de 4 gerações. A receita passa de mãe para filha, nosso queijo é feito com dedicação e com amor desde minha bisavó, que usa o pingo, leite, coalho, sal e muito capricho. Nós mantemos a mesma atenção no modo de fazer queijo, para ter sempre um excelente sabor que agrega valor.” disse Milena.

Queijo Canastra. FOTO: Milena Alves
FOTO: Milena Alves

A queijeira já foi reformada, assim como a salinha de cura e até uma sala para embalagens está sendo construída. A ordenha é mecânica e quando visitamos estava impecável. O rebanho conta com 25 cabeças que tem alimentação suficiente nos 12 hectares de pasto. Na época da seca dão soja, trigo e silo. A raça é tatu com cobra (holandesa e mestiças), o mais rústica possível para se adaptar bem à Serra da Canastra.

FOTO: Milena Alves

Contato: Milena (37) 9 9838 6055
Email: [email protected] (Milena) ou [email protected] (Millany)

FOTO: Milena Alves

Leia Mais
Em defesa do queijo artesanal