MENU

(0) Comentários Para Produtores, Produtores-mapa, Queijo

Serra do Caroula, Serro-MG

A produção de queijo da mineira do Serro Maria Célia de Ávila e do Chef Helen Assunção é o encontro do global e do local.

Maria Célia de Ávila Pimenta, descendente de uma tradicional família produtora de queijo do Serro, em 2017 se casou com Helen Assunção, um chef com experiência internacional.

Queijo Minas Artesana Serra do Caroula. FOTO: Helen Assunção/Acervo Pessoal

A vontade dele de produzir queijos veio após conhecer Holanda, em uma das suas muitas viagens. Lá ele conheceu uma queijaria que despertou o sonho e inspirou a forma de organização de sua produção. Formado em gastronomia, trabalhou por 10 anos em Londres como Chef e foi executivo Chef do Restaurante East, em São Paulo. Mas foi no queijo do Serro que Helen encontrou sua inspiração.

Capelinha de Nossa Senhora das Dores. FOTO: Helen Assunção/Acervo Pessoal

O sonho do casal teve como cenário a Capelinha, símbolo de fé e devoção na região da fazenda Várzea do Ribeirão, onde o leite é transformado. A lactação é feita em duas ordenhas por dia, para favorecer o bem estar animal.

Um terroir mais que especial para fazer queijo. FOTO: Maria Célia/Acervo Pessoal

E aqui começa outra história, a Serra do Caroula empresta seu nome ao queijo e inspira a produção contemplada ao longe da janela da queijaria, que transforma o leite de vacas girolandas. O projeto atual do casal é transformar a propriedade em um local de visitação, onde as pessoas vão assistir todo processo da fabricação do Queijo.

Localização

Rodovia Mg 0-10 (Estrada Real) Vila Deputado Augusto Clementino (Mato Grosso) Serro – MG.

Facebook e Instagram Tel: +55 31 7338 4900

Pontos de Venda

Belo Horizonte: loja João Caipira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *