Menu Fechar
Fechar
image
Cabras

O Capril Rancho das Vertentes foi criado em setembro de 2014 em Barbacena-MG por Edson da Costa Cardoso, Eloisio Francisco e suas respectivas esposas Sandra Canton Cardoso e Rosangela Canton Francisco, com foco em produção e venda de leite de cabra se beneficiando da altitude e do clima ameno do Campo das Vertentes na Serra da Mantiqueira e sua posição estratégica.

A construção do Capril por opção foi totalmente focada em uma construção rústica utilizando sempre que possível materiais ecologicamente corretos e que pudesse passar conforto aos animais que são tratados no modelo de confinamento.

Desde o início o Capril se filiou a ACCOMIG (Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais) trabalhando com animais registrados e de procedência de Criadores reconhecidos dentro da Caprinocultura brasileira. Atualmente temos um plantel com mais de 130 animais com controles rígidos para os aspectos zootécnicos e sanitários e com produção superior a 100 litros/dia

explica Edson da Costa Cardoso, um dos sócios do Capril.

Em 2015 o capril passou um período de capacitação para produção de queijos e iniciou o projeto para construção de um laticínio  focado em uma linha artesanal utilizando somente o leite produzido na propriedade sem adição de produtos químicos ou conservantes onde é controlada a operação desde a ordenha dos animais até a entrega do produto final, toda produção inicial foi degustada por amigos que ajudaram no refinamento dos produtos e definição do portfólio.

Em 2016 foi encerrada a entrega de leite in natura e assinado um convênio com a Embrapa para participação no Controle Leiteiro e do programa Capragene de melhoria genética de Caprinos.

Em 2017, foi dada continuidade ao processo de melhoria com a participação de cursos, viagens internacionais para troca de conhecimento, formação de parcerias e apoio à iniciativas que agreguem valor à produção artesanal. Foram conquistadas diversas premiações no Prêmio queijo Brasil, como a de melhor queijo de leite cru do Brasil (medalha Super Ouro) na categoria Cabras, Ovelhas e Búfalas.

De 2018 em diante procura-se sempre inovar no lançamento de produtos, valorização de produtos com leite cru, melhoria contínua em capacitação e criação de novas linhas de negócio como o lançamento da Loja Virtual, espaço para visitação e oferta de cursos e oficinas.

Em 2019 torna-se o primeiro Produtor de Queijos de Cabra no Brasil a ganhar uma medalha em um concurso além de suas fronteiras com a medalha de ouro no Mondial du Fromage em Tours na França, além de diversas premiações no mundial de Queijos no Brasil. Obtém a formação no curso de maturação no Centro de formação Mons na França e de produção de queijos seguindo técnicas italianas com o Mestre Queijeiro Carlos Picolli. Passamos também a fazer parte da Guilde Internationale des Fromagers.

Cabra feliz

Queijos com leite cru:

Névoa das Vertentes

O Névoa das Vertentes é um queijo usando técnicas de fermentação lática, possui um moderado e aromático sabor de leveduras. Coberto com carvão vegetal e mofos brancos, o queijo apresenta uma fina e úmida camada. Em processo de maturação, adquire uma casca esbranquiçada e rugosa, com leves indícios de bolores brancos e pretos.

Névoa Valençuai

O Névoa Valençuai é uma variação do Névoa das Vertentes em formato de Tronco de Pirâmide sendo medalha de Ouro no Mondial de Tours. Coberto com carvão vegetal e mofos brancos, o queijo apresenta uma fina e úmida camada. Em processo de maturação, adquire uma casca esbranquiçada e rugosa, com leves indícios de bolores brancos e pretos.

Névoa Coração da Terra

O Névoa Coração da Terra é um queijo usando técnicas de fermentação lática, possui um moderado e aromático sabor de leveduras. Coberto com urucum e mofos brancos, o queijo apresenta uma fina e úmida camada. Em processo de maturação, adquire uma casca alaranjada com mofos brancos e rugosa.

Terruá Faixa de Carvão

Inspirado no Morbier Francês, o queijo possui uma faixa de carvão vegetal com alecrim cortando sua massa. Seu tempo de maturação é de no mínimo 2 meses.

Terruá Imperial

O Terruá Imperial é uma variação do Terruá das Vertentes com cerca de 5kg e com uma massa compacta e suave. Sua maturação varia de 3 a 6 meses.

Para complementar, esperamos que com todas estas iniciativas e premiações consigamos trazer um pouco da cultura tão difundida nos países europeus e que ainda não está enraizada no paladar e cultura brasileira para o consumo de derivados de leite de cabra. Que tenhamos apoio financeiro, legal e de mídia para os queijos de cabra como existe para os queijos de vaca,

Semente di Latti

O Semente di Latti é o nosso primeiro queijo utilizando técnicas italianas inspirado no Robiola italiano, um queijo sem utilização de prensa, praticamente sem olhaduras e com a massa mais cremosa que o Terruá das Vertentes.

Terruá das Vertentes

Um dos destaques do portólio de queijos do Capril é o Terruá das Vertentes. Um queijo produzido artesanalmente com leite cru, utilizando o iogurte de cabra como fermento e com uma cura entre 15 a 30 dias em câmara fria. “Seu sabor suave, delicado e cremoso“, explica Edson.

Queijo Terruá das vertentes

O resgate da tradição mineira com leite cru através do Terruá das Vertentes proporcionou nosso reconhecimento no mercado de produtos tradicionais de qualidade e elogios em eventos de gastronomia. Edson Cardoso.

Prêmio

Mondial du fromage 2019:

  • Medalha de ouro Névoa Valençuai.

Mundial de Queijos no Brasil 2019:

  • Medalha de prata com o queijo Terruá das Vertentes;
  • Medalha de bronze com o queijo Camponês, Terruá Faixa de Carvão, Terruá Imperial, Ancestral das Vertentes e Cheesecake.

V Queijo Prêmio Brasil:

  • Medalha de bronze com o queijo Terruá Faixa de Carvão, Terruá das Vertentes e Névoa Coração da Terra;

IV Queijo Prêmio Brasil:

  • Medalha de ouro com o queijo Camponês;
  • Medalha de prata com o queijo Terruá Faixa de Carvão, Terruá Imperial e Ancestral das Vertentes;
  • Medalha de bronze com o queijo Terruá das Vertentes e Faixa de Carvão Imperial.

Primeiro Campeonato Estadual de MG para queijos de cabra

  •  Medalha de ouro para o queijo Camponês e bronze para o queijo  Frescal.

III Queijo Prêmio Brasil:

  • Medalha de ouro e super ouro com o queijo Terruá Faixa de Carvão;
  • Medalha de bronze com o queijo Camponês, Terruá das Vertentes e Terruá Imperial.

Minas Láctea 2017 – Terceiro colocado categoria “Destaque Especial”.

Expolac 2016– Campeão categoria “Destaque Especial”.

Frente da Gastronomia Mineira – Homenagem dos 30 mineiros com maior destaque na gastronomia em 2016.

Queijo Capril
Cabra

Portifólio de produtos

1) Névoa das Vertentes ( Inspirado no Crottin Francês)

2) Frescal de Cabra – pode ser consumido no café da manhã, como sobremesa ou em composição de aperitivos e saladas.

3) Trufadinho das Vertentes (Frescal recheado com doce de leite ou goiabada)

4) Boursin em conserva (Conserva nas versões: Ervas Finas, Pimenta Rosa e Orégano e Tomate Seco, além do Natural).

5) Boursin tipo Massa (Queijo Fresco, com baixo teor de sal e suaves aromas típicos de leite de cabra.

6) Terruá Faixa de Carvão – é uma variação do Terruá das Vertentes, inspirado no Morbier francês.

7) Camponês (A versão do Terruá das Vertentes com leite pasteurizado); Nosso Camponês foi baseado no tradicional “queijo meia cura” (leite de vaca), cujas características são muito apreciadas. 

8) Terruá das Vertentes (Leite cru com cura entre 15 e 30 dias);

9) Terruá Imperial (Com maturação de 3 a 6 meses, sua massa é compacta com um sabor suave).

10) Ancestral das Vertentes (Um dos queijos italianos mais conhecidos no mundo. Sua maturação é de pelo menos 1 ano. Feito 100% com leite de cabra)

11) Cheesecake (Doce elaborado com Boursin com cobertura de goiabada, doce de leite ou geleia de morango).

12) Doce de leite BÉ – Desenvolvido com leite de cabra,  baixo índice de açúcar e se beneficiando de todas as propriedades deste leite.

13) Iorgute (Natural, sem adição de açúcar e conservantes. 100% de leite de cabra)

14) Bombom recheado com queijo Boursin.

Pontos de venda

Rio de Janeiro

Junta Local (feiras e sacola virtual)

– Empório São Roque

– Navenda

-Alvéole Pães

São Paulo

​- Mestre Queijeiro

Brasilia

– Empório Capital

Belo Horizonte

– Roça Capital

– Chico Severino

– Casa Bonomi

– Rex Bibendi

Bichinho

– Mazuma Mineira

Tiradentes

– Ouro Canastra

Barbacena

– Roselanche

– Propriedade

Florianópolis

– Aoqueijo

Porto Alegre

– Borges Queijos Artesanais

Salvador

– Cave Queijos

Telefone: (21) 97222-5613

Site: www.ranchodasvertentes.com.br

E-mail: [email protected]

Facebook: Rancho das vertentes

Instagram: @ranchodasvertentes

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters