Queijo Santa Clara Dourados

Inspirado nas tradições familiares ao longo das últimas quatro gerações dos Teixeiras e dos Machados, famílias residentes de fazendas vizinhas na região de Santa Clara – MG, o queijo Santa Clara Dourados foi, ao longo de muitas décadas, uma importante fonte de recursos para as duas famílias e sempre esteve presente em todas as suas refeições, do café da manhã à janta, além de compor as mesas durante os dias de festas.

Em 2016 foi construída pela família uma “casinha de queijo” para que a produção pudesse contar com um ambiente adequado de cura. Além disso, aumentaram a quantidade de vacas e isso fez com que a produção também se elevasse, criando a necessidade de comercializar o excedente na cidade de Coromandel. Com a boa aceitação do mercado, em 2019 a produção foi adaptada às exigências do Instituto Mineiro de Agropecuária e desde então novas técnicas de fabricação estão sendo utilizadas para aperfeiçoar o queijo.

O exemplar de “Queijo Minas Artesanal – Cerrado” produzido na propriedade conta com uma grande parceira e entusiasta. Maria do Rosário (Zarinha), uma das irmãs da atual geração da família e que é Chef de cozinha, assumiu a receita do queijo agregando sua experiência à valorização da tradição culinária da região com inovações gastronômicas.

Zarinha apresenta o queijo Santa Clara Dourados.

E quem cuida da fazenda, já que estamos em Belo Horizonte? Meu pai, Arnaldo e minha mãe, Joaquina, fazendeiros de profissão com 92 e 87 anos de idade respectivamente, vestindo a camisa Santa Clara Dourados!

Maria Aparecida (Cida)

Para a composição do rebanho foram escolhidas vacas Jersolandas com o objetivo de agregar valor nutricional ao leite sem, contudo, diminuir o volume de produção. São animais dóceis, de menor porte e que por consumirem menos acabam contribuindo para a sustentabilidade da propriedade. Todo o rebanho é vacinado e avaliado regularmente, atendendo às exigências dos órgãos competentes. A alimentação é cuidadosamente orientada tendo como base o pasto, além de ração e silagem de milho.

A região de Santa Clara foi uma sesmaria, situada entre os Municípios de Coromandel e Abadia dos Dourados, entre o Monte Alvão, passando pela Serra das Mesas até o Morro dos Marcos, no Alto Paranaíba. A paisagem é uma mistura de campo com vegetação de menor porte e de transição da Mata Atlântica.

PRODUTOR: Dalmo Pereira

ENDEREÇO: Estrada entre Coromandel e Abadia dos Dourados, km 20, à esquerda 6 km, Abadia dos Dourados – MG

TELEFONE: (31) 999677034

E-MAIL: [email protected]

Leia Mais
Granja Leiteira Eudes Braga transforma dez mil litros de leite cru por dia em queijo