Capril do Bosque – Joanópolis, São Paulo

A história do Capril do Bosque se iniciou com sua precursora Heloisa Collins quando ela tinha apenas 25 anos e na década de 70 comprou sua propriedade em Joanópolis, São Paulo,  começando a exercer por puro prazer a fabricação de queijos.

A produção era realizada com leite de vaca até os anos 80, quando chegaram as primeiras cabras. Ela passou dez anos produzindo  queijo fresco, curado, curado de massa cozida e mozzarella.

Tudo mudou quando a internet surgiu e Heloisa viu a oportunidade de se especializar. Ela se encantou com as descobertas de fermentos e mofos em diferentes países estudando livros sobre queijos comprados em livrarias no exterior. Foi o que faltava para ela decidir começar suas experiências com queijos finos de leite de cabra.

E não deu outra, Heloísa descobriu sua vocação. Hoje são 40 anos de prática queijeira e desde 2004 a venda para amantes (ou apreciadores) de bons queijos.

Heloísa Collins precursora do Capril do Bosque.

“Continuo fascinada pelas possibilidades que a prática queijeira abre para o aperfeiçoamento, a inovação e a transformação. Acho que existem poucos prazeres como abrir e provar um queijo.”

Depois de se dividir durante muitos anos  entre a sala de aula de linguística aplicada na PUC-SP e as receitas de queijos, mofos brancos e azuis, fermentos, coalhos, bactérias lácteas e muitos e muitos livros de queijos, Heloísa sentiu necessidade de se dedicar mais ao seu rebanho de cabras, de  ser criadora profissional e queijeira.

Esse foi o momento da grande virada!

Ela tomou a iniciativa de se matricular em um curso de criação de caprinos e ovinos em São João da Boa Vista.  Essa experiência foi muito importante para que se tornasse criadora profissional.

Iniciou sua criação de forma mais organizada em novembro de 2009. O estábulo suspenso de 200m² foi a primeira construção, desenvolvido a partir do sistema francês de pecuária caprina.

Depois vieram a sala de ordenha, o restaurante, uma pequena queijaria que recebeu o primeiro SIM (alvará municipal de Joanópolis) e, finalmente, a queijaria atual, que conta com o SISP (alvará estadual).

Atualmente a queijaria tem uma gama de 13 tipos de queijos em seu portifólio. Todos feitos com  leite de cabra da própria fazenda, em média 80 litros/dia, mais o leite comprado de dois produtores artesanais vizinhos, totalizando 200 litros por dia. São eles: Cacauzinho, Coração em Brasa, Pirâmide do Bosque, Azul do Bosque, Lua do Bosque, Rolinho do Bosque, Chevrotin, Serra do Lopo, Caprino do Embaixador, Boursin ou Chèvre Cremoso, Coalhada Seca/ Yogurte Grego,  Grego do Bosque e Haloumi. Atualmente está em fase de testes um queijo de leite cru com mais de 60 dias de maturação, destinado a um processo de licença quando a queijaria obtiver uma licença SISBI.

“A queijaria é artesanal. Usamos leite puro e de boa qualidade, coalho animal, fermentos, fungos e insumos naturais nacionais e importados.” conta Heloísa.

Capril do Bosque

O Capril do Bosque resultou de 5 anos de construções e investimentos contínuos, muito planejamento e dedicação. Suas atividades se inspiraram no conceito do turismo de experiência, planejado e preparado para oferecer aos clientes atrativos que apelam para todos os sentidos. O Capril inclui também  uma pequena loja de fábrica especializada, que vende os queijos fabricados no local.

Bistrô Capril do Bosque

Como diferencial,  o Capril do Bosque oferece aos turistas a oportunidade de conhecerem a criação de cabras em detalhes, do manejo à nutrição dos animais, da estação de cruzamentos ao nascimento e amamentação dos cabritinhos. As visitas são guiadas por Victor Collins, filho mais novo de Heloísa, que também organiza passeios a cavalo e de charrete.

A queijaria pode ser apreciada através de uma grande janela que expõe a sala de produção, os equipamentos, as câmaras de maturação e alguns dos processos da fabricação de queijos artesanais.

Site: www.caprildobosque.com.br

Contato:

Vendas Queijos: 11 9 9609-0773

Reservas Bistrô: 11 9 5555-9232

[email protected]

Leia Mais
Associação Queijo e Música