A Queijaria Artesanal Fazenda Santa Luzia é o resultado da verticalização da produção de leite da Fazenda Santa Luzia, que fica em Itapetininga, Estado de São Paulo. Desde 1976 a fazenda produz leite tipo B de vacas da raça Simental e a produção de queijo iniciou em 1997.

Além dos queijos básicos (minas frescal, minas padrão, paulista e coalho), Maristela e Martin têm uma gama de queijos artesanais especiais:
- Tropeiro e Tropeirinho, ambos curados com cinza sendo que o irmão caçula é decorado com uma flha de capim. Medalha de Ouro no Prêmio Queijo Brasil.
- Pioneiro: de leite cru, em forma de doze kilos e longa cura;
- Bandeirante: de massa semi-crua, com casca alaranjada, lavado no urucum. Premiado com medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil.
- Carijó: de massa semi-cozida temperada com cominho (kümmel), amanteigado e curado por 2 meses.
- Castanho: de massa dura, cor castanha e massa quebradiça tem sabor pronunciado e picante, curado dois ano. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
- Dionísio: de 300 gr lavado com vinho branco das Serras Gaúchas, é muito cremoso de casca crocante e mofada com sabor e aroma persistentes. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
- Fernão: massa cozida curada 10 meses com sabor pronunciado, mais picante conforme envelhece. Peça de 5 kg. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
- Garnizé: queijo de 400 gr de massa semi-cozida e ervas finas (sálvia, manjerona, tomilho e alecrim) é curado por 2 meses. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
- Giramundo: são bolas de queijo de 1,5 kg que formam olhaduras a partir de 4 meses. A coloração avermelhada é obtida com corante feito a partir de beterraba. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil de 2014.
- Simmental: queijo de 800 gr de massa semi-crua tingido de urucum (que dá a cor alaranjada) e casca lavada. Tem a casca e interior de cor alaranjada devido à adição de corante vegetal de urucum. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
- Braukäse, de 600 gr lavado na cerveja e curado 40 dias . Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
Os queijos são produzidos ao estilo das pequenas queijarias artesanais europeias. “– O público que compra é exigente quanto à qualidade, essa excelência é garantida por uma produção em pequena escala exclusivamente com leite da nossa própria fazenda” disse Maristela.

Durante a fase de maturação ocorre o desenvolvimento do sabor, aroma e textura próprios de cada queijo. Nenhum conservante químico é utilizado.

A fazenda vende ao público na loja da fazenda de segunda a sábado. Um bistrô funciona aos fins de semana com reserva.
Horário de funcionamento
Segunda à Quinta: 8:00 – 17:00
Sex: 8:00 – 18:00
Sáb: 8:00 – 20:00
Tel: (15) 3273-1565 / 99656-1945
Endereço: Fazenda Santa Luzia, Avenida Serafino Fileppo, s/n , Chapada Grande. CEP 18.204-000 Itapetininga, São Paulo