Fazenda Dona Carolina, Porangaba, São Paulo

Vacas que pastam ervas frescas, amor e natureza: melhor receita, impossível! FOTO: Lucas Terribli / Caminho do Queijo Paulista.

A Fazenda Dona Carolina, em Porangaba, 157 quilômetros da capital São Paulo, faz parte da rota do Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Ana Carolina Caetano Roberto e Fernando Borges, os proprietários, fazem o queijo Dona Carolina, um autêntico queijo artesanal paulista inspirado no reblochon francês. Como é fácil adivinhar, o nome da fazenda e do queijo são uma homenagem amorosa de Fernando à Ana Carolina, que entraram para a “vida de queijeiros”em 2016.

“- Até pouco tempo eu e a Ana Carolina fabricávamos os queijos. Há três meses passamos a contar também com os serviços de uma queijeira profissional. Ela está se adaptando, pois vem de um laticínio comercial. O modo Artesanal é completamente diferente” disse Fernando.

O Queijo Dona Carolina é produzido com leite de vacas Holandesas puras (90 % do rebanho) e vacas Girolando (10%).

“- Temos 82 vacas holandesas, elas se adaptaram muito bem aqui na região. Atualmente temos 40 em lactação que dão uma média diária de 32 litros” disse Carolina.

A produção de queijo é a principal atividade da fazenda. Durante o preparo não é utilizado fermento comercial, as bactérias existentes no ar, na terra e na água da fazenda se desenvolvem naturalmente no queijo. “– Quanto mais maturado, mais marcante” explica Fernando.

Fernando e Ana Carolina planejam produzir novas receitas em 2018, têm interesse em inovar e buscam orientação, por exemplo, para o uso de fermentos caseiros .“Ainda não passamos a utilizar o soro do dia anterior, mas vamos passar a utilizar. Iniciei a produção de queijos a um ano e meio e temos muito pela frente!” disse Fernando.

Leia Mais
Programação – I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil