Governador de Minas entrega certificados para produtores

Queijo canastra com mofo branco do produtor Serjão.

Por Mariana Humenhuck

Fernando Pimentel esteve em São Roque de Minas no dia 9 de maio para contemplar 3 produtores de queijo da APROCAN com o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que permite a comercialização de queijo em território nacional.

Os produtores João Carlos Leite, da Queijaria Roça da Cidade; Onésio Leite Silva, da Queijaria do Onésio e Arnaldo Adams Ribeiro Pinto, do Queijo Vale da Guarita receberam o certificado das mãos do governador, que afirmou em seu discurso que esta é uma grande realização para Minas “Mineiro tem muito afeto pelo queijo e queremos fazer o possível para regulariza a situação de todos os produtores” ele afirmou.

Durante o evento foi perceptível a satisfação e realização dos produtores que, após muitos anos de luta em busca do reconhecimento do queijo canastra, receberam essa certificação tão significativa.

“Ter um apoio do governo para continuar a luta pelo queijo artesanal de leite cru é animadora para o setor que já sofreu por muitos anos com marginalização e produções que não tinham retorno financeiro necessário para a melhoria da vida do produtor e da qualificação do queijo. Mas agora com apoio e valorização recebido nos últimos anos esta realidade está se transformando positivamente e melhorando a vida de muitos produtores” disse João Leite, presidente da Aprocan.

“É bom sabermos que há potencial para que esse tipo de queijo seja cada vez mais produzido transformando uma profissão que antes era desvalorizada, trazendo reconhecimento à uma das grandes tradições da Serra da Canastra fazendo os produtores se orgulharem do seu trabalho” ressaltou Solange, produtora da Fazenda Capão Grande. 

O evento também contou com a presença do diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco; do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha também com a presença do prefeito da cidade Roldão de Faria Machado, deputados e demais prefeitos da região. Além da presença dos produtores da canastra associados à APROCAN e demais cidadãos sanroquenses.

São Roque de Minas

Leia Mais
CURSO DE CURA DE QUEIJOS ARTESANAIS